Exposição de terror em São Paulo irá trazer as lendas e os mistérios britânicos

terça-feira, 22 de maio de 2018

Exposição de terror em São Paulo irá trazer as lendas e os mistérios britânicos


Quantos mistérios assustadores o Reino Unido possui em suas cidades e territórios? De 26 de maio a 17 de junho, esses segredos estarão todos reunidos no Centro Cultural São Paulo para a exposição Great British Mysteries – Não dá para explicar. Tem que sentir.

A exposição contará, por meio de ambientes interativos, enigmas e hologramas, a história de alguns dos locais do Reino Unido que possuem fama de mal-assombrados.


Entre os destaques estão a Mansão Woodchester, lar de muitos fantasmas, e a Torre de Londres, na qual a rainha Ana Bolena foi decapitada, em 1536, acusada de traição.

Além disso, a escritora Mary Shelley será homenageada com um espaço do evento dedicado a Frankenstein, monstro do romance de mesmo nome que foi publicado há 200 anos.

“Quem passar pelo CCSP vai conhecer um lado muito curioso da Grã-Bretanha, levar alguns sustos e sair intrigado com esses grandes mistérios”, disse Marcel Nadale, curador da exposição, à Cultura Inglesa.

O horário de visitação será de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.



Um labirinto de mistérios

Dividida em quatro grandes temas de mistério e terror, a exposição Great British Mysteries foi organizada como um pequeno labirinto. Você pode começa-la em qualquer ponto e explorar, na ordem que quiser, cada um dos setores.

As atrações certamente vão cativar o público – especialmente quem gosta de sustos nos níveis mais variados. No cenário dedicado à Mansão Woodchester, um dos imóveis mais assombrados do Reino Unido, o visitante pode “caçar” os fantasmas utilizando o flash da câmera de seu celular. Na Torre de Londres, ele irá descobrir quais espíritos de grandes personalidades históricas ainda vagueiam pela fortaleza. E os mais corajosos poderão tentar ver, com seus próprios olhos, se as lendas que cercam a macabra pousada Ancient Ram Inn são mesmo reais.


Com tantos casos inexplicáveis na Grã-Bretanha, não é de se estranhar que tenha sido lá que surgiu a investigação paranormal sob critérios científicos. Num dos setores da exposição, o público conhecerá melhor Harry Price, um dos grandes pioneiros nesses estudos. Price ficou famoso por seu minucioso registro dos eventos estranhos na Reitoria da paróquia de Borley, na Inglaterra, no século passado. E, seguindo os passos dele, os próprios visitantes também poderão se tornar “detetives do além”, ajudando a resolver um mistério interativo com pistas espalhadas pelo cenário.

Em 2018, um dos personagens mais conhecidas do terror britânico completa 200 anos. É a criatura do livro Frankenstein, escrito pela britânica Mary Shelley. Para celebrar esse marco, o monstro ressuscitado na ficção pelo doutor Victor Frankenstein ganhou uma estátua ultrarrealista, perfeita para quem quiser tirar uma foto horripilante para as redes sociais. Ao lado dele, o público também poderá posar com Drácula e com o Lobisomem do bosque Cannock – uma lenda urbana que já perdura há mais de 40 anos e que muitos moradores de Staffordshire juram que é real.


Uma sala de aula diferente

Toda a exposição conta com textos em português e inglês – uma premissa essencial para um evento que busca difundir a língua. Um dos cenários, por exemplo, é uma imensa história em quadrinhos que explica diversas expressões idiomáticas. Uma estação com fones de ouvido em parceria com o streaming de música Spotify apresentará uma playlist especial, inspirada pelo terror e suspense do Reino Unido. Perfeito para quem quiser treinar sua compreensão auditiva ou só curtir grandes artistas e bandas como Black Sabbath e Iron Maiden. Logo ao lado, outra interatividade: tablets oferecerão um quiz bilíngue para você provar que aprendeu tudo sobre os grandes mistérios britânicos.

“A Cultura Inglesa tem como parte de sua missão disseminar cultura britânica e fomentar a criação artística de artistas brasileiros”, ressalta Mello. “O Festival é muito importante, porque cumpre 100% desse papel. Para os alunos e para o público em geral, é muito importante a chance dessa imersão”, conclui. Dalpino reforça o dinamismo desse projeto. “É uma cultura moderna, com linguagem jovem e atual, presente na realidade dos nossos estudantes”, afirma.



Serviço

Exposição Great British Mysteries – Não Dá para Explicar. Tem que Sentir
22º Cultura Inglesa Festival
De 26/5 a 17/6
Terça a Sexta: 10h às 20h
Sábado, domingo e feriados: 10h às 18h
Preço: Grátis
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, São Paulo (ao lado do metrô Vergueiro)
tel.: (11) 3397 4002

Nenhum comentário: