Você sabia? Black Friday é uma data de terror!

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Você sabia? Black Friday é uma data de terror!


Hoje é Black Friday,  um dos dias mais aguardados do ano por muita gente, inclusive aqui no Brasil, onde a data passou nos últimos anos a ganhar força e hoje já é uma das datas mais esperadas do ano. Mas você sabia que por trás da loucura das compras existe uma data sombria? Nos mesmos moldes de Sexta-Feira 13 e Halloween.

Antes de sair comprando por aí, conheça a origem desse dia nos Estados Unidos, a exportação da data também para o Brasil e descubra: afinal, por que ela se chama "sexta-feira negra"?


Origem Macabra


Assim como a origem da Sexta-Feira 13 está relacionada com tragédias, a origem da Black Friday é um desastre só, tragédia após tragédia. Se você pesquisar por aí, vai ver que uma série de sextas-feiras negras batizadas por causa de desastres ao redor do mundo. Tem a da Inglaterra em 1688, quando sete bispos foram presos e julgados pelo rei Jaime II; a de 1939 na Austrália, quando incêndios queimaram 20 mil quilômetros quadrados e mataram 71 pessoas; e a de 45 na Noruega, uma batalha aérea da Segunda Guerra Mundial que terminou com vitória da Alemanha nazista. Isso só citando alguns exemplos.

Já nos Estados Unidos a data também está relacionada com acontecimentos trágicos, mas na economia, Black Friday foi usado pela primeira vez em 1869. Dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram assumir o controle do mercado do ouro no país e acabaram gerando uma pequena crise financeira nacional. 

Quando o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, os preços caíram e muitos investidores perderam grandes fortunas.

Quando a data começou a se popularizar como dia de liquidações alguns comerciantes não gostaram do nome macabro e tentaram mudar ele pra Big Friday (Grande Sexta), mas não pegou. O dia virou tradicional nos Estados Unidos e só foi ficando maior ao longo dos anos.

A galera também parte pra ignorância com frequência e casos de violência porque alguém pegou a última unidade de um produto ou empurrou a pessoa do lado acontecem direto. E volta e meia isso acaba em tragédia. Em 2008, naquela que é considerada a primeira fatalidade da Black Friday, um funcionário do Walmart morreu pisoteado por uma multidão que derrubou as portas do mercado quando as compras estavam prestes a começar.


Relação da Black Friday com o Dia de Ação de Graças


O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como Thanksgiving Day) é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado toda quarta Quinta-feira do mês de novembro, e no Canadá, toda segunda Segunda-feira do mês de outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam em família em um jantar e se dedicam a demonstrar sua gratidão perante o sucesso alcançado durante o ano. Tradicionalmente relacionada com o período de agradecimento após a colheita bem sucedida, a data comemora quando os europeus chegaram pela primeira vez na América e levaram consigo suas próprias tradições. A festa tem como os principais símbolos o peru, a abóbora, a folha de outono e a vela. A data também é bastante celebrada com atividades em família ao ar livre, desfiles temáticos com balões gigantes inspirados em desenhos animados e a montagem da árvore de Natal em família.

O termo Black Friday relacionado ao período de compras teria vindo da cidade da Filadélfia. Segundo o colecionador de selos raros Earl Apfelbaum, policiais na década de 60 chamavam o dia seguinte ao de Ação de Graças de Black Friday, porque ele era simplesmente um caos.

Muita gente viajava de volta pra casa ou pra outra cidade e às vezes coincidia com um jogo comemorativo de futebol americano entre os times da Marinha e do Exército. Era também o começo oficial da temporada de compras pro Natal. Tudo junto e no mesmo dia. Era muita gente na rua, um trânsito absurdo e uma ou outra confusão — quase como é hoje.

De meados do século 19 ao início do século 20, em um costume iniciado por Abraham Lincoln, o presidente dos EUA declararia o "Dia de Ação de Graças" na última quinta-feira de novembro. O dia poderia, assim, cair na quarta ou quinta quinta-feira do mês.

Em 1939, porém, algo aconteceu - a última quinta-feira foi coincidentemente o último dia de novembro.

Preocupados com o curto período de compras para as festividades de fim de ano, lojistas enviaram então uma petição a Franklin Roosevelt (1882-1945) para declarar o início das festas uma semana mais cedo, o que foi autorizado pelo então presidente.

Pelos próximos três anos, o Dia de Ação de Graças foi apelidado de "Franksgiving" (uma mistura de Franklin com "Thanksgiving", como a data festiva é chamada em inglês) e celebrado em dias diferentes - e em diferentes partes do país.

No final de 1941, uma resolução conjunta do Congresso finalmente solucionou o problema. Dali em diante, o Dia de Ação de Graças seria comemorado na quarta quinta-feira de novembro, garantindo uma semana extra de compras até o Natal.


Black Friday no Canadá


Por muito tempo, os lojistas canadenses morriam de inveja de seus colegas americanos pois a data não existia no Canadá, tudo se agravou quando seus clientes fiéis colocavam o pé na estrada rumo aos Estados Unidos em busca de boas compras.

Mas agora eles passaram a oferecer as suas próprias liquidações - apesar de o Dia de Ação de Graças no Canadá acontecer no começo de outubro.


Black Friday no México


No México, a Black Friday ganhou novo nome - 'El Buen Fin', ou "Bom fim de semana". A comemoração é associada ao aniversário da revolução de 1910 no país, que às vezes cai na mesma data que o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Como o próprio nome sugere, o evento dura o fim de semana inteiro.


Black Friday no Brasil


No Brasil, onde o feriado de Ação de Graças não existe, a data passou a ser incluída no calendário comercial do país quando lojistas perceberam o potencial de vendas do dia.

No nosso Brasil. A primeira edição oficial e organizada da Black Friday por aqui foi em 26 de novembro de 2010 com 50 lojas online participando e 3 milhões de reais de faturamento. Ela foi organizada pelo site Busca Descontos, que agregou e enviou aos usuários cadastrados as principais ofertas. Ele é o responsável pelo site BlackFriday.com.br e atua também em outras datas com descontos no país, tipo o Brasil Game Day e o Dia do Frete Grátis.

O negócio cresceu, praticamente todo o varejo aqui do país adotou e a data hoje já é oficial. Em 2016, foram 1,9 bilhão de reais em vendas e 2017 promete passar de 2,2 bilhões, isso só no eCommerce. Tem até loja online sobrecarregando por causa dos acessos na virada do dia e fila de gente carregando TVs gigantes em lojas físicas. Ah, e quem achava que isso iria impactar as vendas do Natal ou vice-versa caiu do cavalo.


Black Friday no mundo


O sucesso nos Estados Unidos é tão absurdo que vários outros países importaram essa ideia. Eles não dão a mínima pro Dia de Ação de Graças e transformam todo esse significado que a gente contou em só um dia de vendas com descontos mesmo.

É o caso de nações como todo o Reino Unido, Espanha, Japão e, claro, o nosso Brasil.

O Walmart, o maior varejista do mundo, quebrou a tradição do Black Friday em 2011, quando abriu sua loja a clientes na noite do feriado de Ação de Graças.

Desde então, lojistas por todos os Estados Unidos estão de olhos nos cerca de 33 milhões de americanos ávidos por fazer compras após se deliciar com generosas fatias de peru.

Mas não se preocupe, a Black Friday não vai acabar, os lojistas também já inventaram um nome para batizar o dia adicional de compras: "Quinta-feira Cinza".

Boas compras!


Fontes: BBC Brasil e Tecmundo

Nenhum comentário: