A lenda do Homem Jacaré - Colômbia

sexta-feira, 21 de julho de 2017

A lenda do Homem Jacaré - Colômbia


Hoje vamos falar sobre o Homem Jacaré, uma criatura bastante popular na cultura da Colômbia. E talvez seja uma lenda das mais bizarras nas quais já tenha ouvido falar. Hoje você vai conhecer a lenda de “El Hombre Caimán”.

Trata-se de um sujeito que se deu muito mal graças à sua obsessão por espiar mulheres nuas que tomavam banho nas águas do rio Magdalena, local próximo a sua moradia. Uma das grandes lições que se pode aprender da história do Homem Jacaré é que deve-se tomar muito cuidado com o que se deseja, assim como as consequências que uma motivação errada pode trazer.

A história aconteceu em Magdalena, um departamento da Colômbia que fica na Costa do Caribe. Uma curiosidade interessante: na Colômbia, o país é dividido em departamentos, que por sua vez são divididos em municípios. Os departamentos são o que chamamos de estados aqui no Brasil.

A lenda se tornou tornou muito popular na cultura colombiana, chegando até a ganhar um dia no ano para se celebrar em Magdalena o festival do Hombre Caimán. Foram construídos também uma praça e um monumento em sua homenagem.

A lenda conta que um dia viveu em Magdalena, na Colômbia, um pescador muito mulherengo chamado Saúl, que tinha o vício de espiar as mulheres que se banhavam nas águas do rio Magdalena.

Saúl sabia que mais cedo ou mais tarde poderia ser descoberto por alguém, enquanto espiava escondido entre os arbustos. Então resolveu pedir a ajuda de um bruxo: uma poção que lhe transformasse temporariamente num jacaré. Assim ele poderia passar despercebido enquanto observava as belas moças no rio.

O bruxo, sem saber suas verdadeiras intenções, lhe preparou dois potes, cada um deles com uma poção – uma vermelha, que lhe transformaria em jacaré, e outra branca, que lhe faria voltar à sua forma humana original.

Saúl ficou muito feliz e logo se pôs a desfrutar de seu plano. Ele pingava algumas gotas da poção vermelha sobre si e se transformava num jacaré, assim podia andar pelas margens do rio e ficar admirando as mulheres. Para voltar ao normal, ele pediu a um amigo que lhe desse da poção branca, quando ele se aproximasse, e assim se transformava em homem novamente.

Tudo corria conforme o planejado, até que um dia algo deu muito errado…

Em um determinado dia, Saúl se transformou em jacaré como de costume. Mas horas depois, não encontrou seu amigo para lhe ajudar a voltar à forma humana. No lugar dele, outra pessoa apareceu, e assustada derrubou o frasco com o líquido branco.

A poção toda derramou e logo foi absorvida pelo chão, mas algumas gotas espirraram sobre a cabeça de Saúl e então ele se transformou numa aberração: seu corpo continuou como o de um jacaré, mas sua cabeça voltou à forma original de humano!

À partir desse dia, Saúl passou a ser chamado de Homem Jacaré, e todos tinham muito medo de se aproximar do rio, onde agora era seu lar.

A única pessoa que se atrevia a se aproximar de Saúl era sua mãe, que todos os dias vinha lhe visitar para lhe trazer comida e consolá-lo. Além disso, ela procurava incansavelmente pelo bruxo que havia criado as poções, na esperança de que ele pudesse produzir mais da poção branca e então tirar Saúl daquela condição…

Até que descobriu um dia que o bruxo havia falecido, e como consequência, ela também morreu de tristeza O Homem Jacaré ficou extremamente deprimido ao saber da morte de sua mãe. Agora nada mais lhe restava nesse mundo.

Assim, ele simplesmente deixou que as águas do rio Magdalena lhe arrastassem para o mar. Depois desse dia o Homem Jacaré nunca mais foi visto.



Curiosidades:

-É dito que Saúl era o nome original do Homem Jacaré.

-O rio Magdalena, palco da história, tem uma longa extensão. Ele nasce no sudoeste da Colômbia, corta todo o país do Sul até o Norte e finalmente desemboca no Mar do Caribe.

-Existe uma música que se tornou muito famosa tanto na Colômbia quanto em outros países vizinhos. Se chama “Se va el caimán”, composta por José Maria Peñaranda.

-Atualmente, embarcações maiores não conseguem mais passar pelo rio Magdalena devido ao baixo nível da água.


Cultura

Essa lenda tem uma importância muito grande no folclore colombiano, existem várias estátuas dedicadas e ela e até mesmo um grande festival folclórico com o nome da lenda, que ocorre no município de Plato, as margens do rio Magdalena, de onde se originou a lenda, o festival ocorre em dezembro e conta com danças folclóricas, concurso de fantasias, concurso de música, atividades esportivas, parada folclórica, cavalgada, passeios de barcos, apresentações de grupos culturais, workshops, debates e fóruns.

Esse festival existe desde 1972 e permanece firme até hoje, valorizando todas as expressões culturais e folclóricas das regiões costeiras e da Costa do Caribe colombiano, tudo a fim de destacar, atualizar e tornar visível a herança indígena da região.



Confira algumas estátuas espalhadas pela Colômbia que retratam essa lenda:



Nenhum comentário: