O Pesadelo- Um documentário assustador sobre a paralisia do sono

segunda-feira, 25 de abril de 2016

O Pesadelo- Um documentário assustador sobre a paralisia do sono


Sinopse

Bem vindo ao lugar mais assustador do planeta: sua própria cama. O documentário foca em oito pessoas que sofrem de paralisia do sono, um fenômeno onde as pessoas se encontram temporariamente incapaz de se mover, falar ou reagir a qualquer coisa enquanto eles estão adormecendo ou acordando. Ocasionalmente essa paralisia é acompanhada por experiências físicas ou alucinações que têm o potencial para aterrorizar o indivíduo. O diretor entrevista cada participante e, em seguida, tenta recriar as suas experiências com atores profissionais.


Ficha Técnica

Título Original: The Nigthmare
Ano: 2015
Duração: 90 min
Direção: Rodney Ascher
Elenco: Age Wilson, Siegfried Peters, Steven Yvette e Yatoya Toy 
Gêneros: Documentário, Terror
Nacionalidade EUA
Classificação Indicativa: 14 anos


Curiosidades


- Exibido no Festival de Sundance 2015 e Festival do Rio 2015.

- Rodney Ascher também dirigiu o documentário "O Labirinto de Kubrick". Produção que aborda os significados ocultos escondidos dentro dos filmes do diretor de "O Iluminado".

- No Brasil o documentário chegou diretamente online no Netflix em 2015, onde ainda se encontra disponível.

- Após o sucesso em alguns festivais de cinema o documentário chegou a ser exibido timidamente em algumas salas de cinema ao redor do mundo.

- Muitos ficaram surpresos quando este modesto documentário foi considerado o melhor filme de terror do catálogo da Netflix por muitos sites norte-americanos no ano passado.

- Assim como no divertido documentário "O Labirinto de Kubrick", onde diversas teorias conspiratórias surgem sobre os filmes de Stanley Kubrick, aqui ficção e realidade também são misturadas, só que com a intenção de assustar o público.



Crítica


Bem vindo ao seu pior pesadelo

A paralisia do sono é um acontecimento pouco conhecido pela maioria das pessoas e é responsável por causar muito espanto e vários mitos ao redor do mundo. Incluindo muitos lendas do folclore de diversos países foram criadas ao longo da história através dessa condição que atinge muitas pessoas, desde lendas envolvendo vampiros, espíritos, aliens, bruxas e até mesmo gatinhos monstruosos, no Brasil temos a lenda da Pisadeira, uma entidade lendária de aparência idosa que se alimenta do medo e mora nos telhados das casas, diz a lenda que ela adora invadir os quartos das pessoas de madrugada e pisar com força sobre suas barrigas enquanto se diverte dando altas gargalhadas. Algumas dessas lendas inclusive são citadas no documentário.

Embora seja algo assustador a paralisia do sono não tem nada de inexplicável ou perigoso para a saúde. Ela consiste em uma condição caracterizada por paralisia temporária de todo corpo, que se sucede imediatamente após o despertar ou após o adormecer. Durante o sono mais profundo, chamando de REM, ocorre uma paralisia fisiológica do corpo, conhecida como “atonia REM”, que é responsável por preservar a integridade física do organismo, uma vez que a pessoa pode se mexer enquanto dorme e acabar se machucando. Esse evento está intimamente relacionado com a paralisia do sono, que ocorre quando o cérebro desperta do estado REM, mas a paralisia corporal persiste. O resultado é que a pessoa fica totalmente consciente, mas incapaz de se movimentar ou falar. Para piorar a situação, o indivíduo pode literalmente sonhar acordado, sofrendo alucinações hipnagógicas e é aí que está o grande foco do documentário.

As explicações científicas são praticamente nulas pois o destaque da produção é priorizar os relatos das pessoas, criando verdadeiras teorias da conspirações e contos de terror que variam de fantasmas a universos paralelos com a clara intenção de aterrorizar o telespectador e a fórmula acaba se mostrando muito eficiente pois o documentário acabou ficando mais assustador do que a maioria dos filmes de terror atuais e prendendo de forma eficiente a atenção da audiência até os seus derradeiros e filosóficos minutos finais. Porém por outra lado quem esperava algo mais científico pode acabar ficando um pouco desapontado, já o público mais jovem que costuma achar documentários chatos pode acabar definitivamente mudando de opinião sobre o gênero, pois aqui temos um novo formato de filme de terror escondido em um documentário, seu sono nunca mais será o mesmo..

Cotação: *** (bom)




Trailer


Bônus


Confira essa divertida animação infantil feita em Stop Motion por alunos da Universidade de Brasília com uma versão da lenda da Pisadeira:

Nenhum comentário: