Dica de filme: Rua Cloverfield, 10

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Dica de filme: Rua Cloverfield, 10


Sinopse

Uma jovem, após um grave acidente de carro, acorda no porão de um desconhecido. O homem diz ter salvado sua vida de um ataque químico que deixou o mundo inabitável, e, por isso, a manterá presa no local para ficarem protegidos. Sem saber se pode confiar na história, ela tenta descobrir como se libertar.


Ficha Técnica

Título Original: 10 Cloverfield Lane
Ano: 2016 
Direção: Dan Trachtenberg
Roteiro: Josh Campbell (história e roteiro), Matthew Stuecken (história e roteiro), Damien Chazelle (roteiro)
Gênero: Suspense
Origem: Estados Unidos
Duração: 103 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos


Curiosidades

- O produtor J. J. Abrams descreveu "Rua Cloverfield, 10" como um "parente de sangue" do filme "Cloverfield- Monstro" de 2008.

- O diretor J.J. Abrams é especialista quando o assunto é manter algo em segredo. Seja na divulgação de Star Wars: O Despertar da Força, na série Lost ou no desenvolvimento de projetos secretos que chegam a ganhar nomes falsos durante as gravações para despistar a imprensa. Um deles é "Rua Cloverfield, 10" que foi filmado secretamente com o nome de "The Cellar" (A Adega).

- Foi criado um intenso ARG (Jogo de Realidade Alternativa, sigla em inglês) na web para divulgar o filme, saiba mais sobre isso aqui.

- O site Cloverfield Clues é especialista em achar e divulgar as pistas e mensagens secretas. Eles batizaram estes mistérios dos dois filmes de Cloververse, uma brincadeira com a palavra "universo". Especialistas em cinema estão elogiando o diretor e produtor J.J. Abrams por investir nestes mistérios e em projetos ousados, fugindo dos tão comentados spoiler que dominam as redes sociais atualmente

- A ideia de que Cloverfield — Monstro e Rua Cloverfield, 10 fazem parte de um universo ainda maior foi alimentada por blogs como o Vulture, que revelou dois projetos da Bad Robot, empresa de J.J. Abrams. Um deles é chamado Collider (ou Colisor, em português) e o outro God Particle (ou Partícula de Deus). A trama deste último foi descrita pelo Vulture como um filme no qual a Terra sumiu depois de uma experiência científica com um acelerador de partículas e astronautas que estavam em missão no Espaço ficaram à deriva e sem ter para onde ir. Na internet, fãs suspeitam que a destruição da Terra neste filme tenha relação com os dois Cloverfield. Será? Quão incrível seria isso?

- Tendo estreado nos EUA em 08 de março, o primeiro trailer foi lançado pela Paramount Pictures apenas em janeiro, pegando todo mundo de surpresa, já que ninguém fazia ideia de que um novo longa da “série” Cloverfield estava nos planos. Ponto para a Paramount, para J.J. Abrams e todos os envolvidos na produção por esconderem tão bem o projeto.

- Esse filme marca a estreia de Dan Trachtenberg como diretor.


Crítica


O irmão distante de Cloverfiel- Monstro


Rua Cloverfield, 10 é um daqueles filmes que é difícil comentar sem revelar spoilers, porém nessa crítica fiz o possível e o impossível para não entregar nenhum segredo da trama. Ambientado no mesmo universo de Cloverfield (2008), que adotava o estilo found footage (estilo popularizado por filmes como A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal) e mostrava, através de uma câmera tremida, um ataque de um monstro que dizimou Nova York, o filme causou alvoroço e foi um inesperado sucesso de bilheteria.

Oito anos depois chega aos cinemas Rua Cloverfield, 10 que em quase nada lembra o filme de 2008, nem mesmo o gênero, enquanto Cloverfiel- Monstro era terror, Rua Cloverfiel, 10 é um suspense psicológico, o estilo found footage que era moda a alguns anos atrás e causava dores de cabeça em alguns devido aos movimentos bruscos com a câmera já caiu praticamente em desuso e nesse filme foi trocado pelo estilo tradicional, alguns podem não gostar da mudança, porém a maioria das pessoas parecem preferir o estilo atual, com razão, pois quando a atuação dos atores é colocada em primeiro plano e quando a tensão é trabalhada lentamente e de maneira crescente como nesse filme, a tática da câmera tremida só causaria frustração por não nos deixar entender direito o que está acontecendo na telona. Aqui temos a ótima fotografia que realça o clima claustrofóbico da trama, causando muito tensão e angústia que poucos filmes conseguem construir tão bem.

Do ponto de vista negativo temos o roteiro que é extremamente simples e em alguns momentos chega a parecer que foi escrito para a televisão, a trilha sonora excessiva e o excesso de explicações na trama, isso acaba desanimando um pouco, porém mesmo assim é impossível você conseguir parar de assistir o filme antes de aparecer os créditos finais,  Rua Cloverfield, 10 é um daqueles filmes que vai te prender até o fim, tudo isso graças ao ótimo elenco, que entregam ótimas atuações e estão com uma boa química na tela. Isso também contribui para uma boa tensão, mesmo não sendo um filme de terror, muitas pessoas se assustam em alguns momentos graças a tensão crescente propiciada pelo ótimo trio de atores, que entregam personagens muito bem construídos e sustentam todo o filme

A sensação que fica é que se o filme tivesse terminado 10 minutos antes teria sido muito melhor, o suspense que carregou as alturas nossa expectativa durante todo o filme termina com um final pouco inspirado e desinteressante, extremamente explicado, clichê e prolongado, parecendo que foi construído apenas como uma tentativa fracassada para chamar a atenção para um provável novo filme. 

Cotação: *** (BOM)



Trailer



Bônus

Confira algumas entrevistas feitas com o elenco do filme pelo site AdoroCinema:






Nenhum comentário: