A Lenda da Mulher de Duas Cores (Minas Gerais)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A Lenda da Mulher de Duas Cores (Minas Gerais)


Conforme a lenda da mulher de duas cores, a assombração aparece de dia, à luz do sol, nas estradas do Sul de Minas Gerais ou dentro das pequenas matas, fazendo fronteira com o Estado de São Paulo. Veste roupas de algodão de duas cores, seu corpo é dividido em manchas pretas e brancas, caminha com pressa nas pontas dos pés quieta e calada. Contam os antigos que a magra mulher é o fantasma da neta de um viúvo fazendeiro, que ao descobrir que a filha estava grávida de um escravo, e tinha fugido para um quilombo com o negro, encomendou os trabalhos de uma bruxa para que o bebê não viesse ao mundo.

Mesmo assim a mãe deu a luz a uma menina de duas cores, com manchas brancas e manchas escuras. O povo do quilombo a acolheu com carinho e costumava costurar roupas diferentes para esta menina, seus vestidos eram de algodão, longos e sempre tingidos de duas cores.

Ao ficar moça ela saiu do quilombo e foi para a cidade, onde foi muito estigmatizada e até maltratada. Com isso, voltou para o quilombo, porém não encontrou mais ninguém do seu povo, já que com a abolição da escravatura todos tinham ido para a cidade. 

Deste ocorrido, a menina retornou para a cidade em busca de seu povo, porém no caminho pegou uma forte tempestade e para se abrigar entrou dentro de uma casa sem bater , porém tropeçou em um vaso e fez barulho . Desta maneira , uma das moradoras deu de cara com ela e se assustou soltando um grito . 
Então , as outras pessoas da casa acordaram e se espantaram com a aparência de Branca Morena. Assim , o integrante mais velho , pensando em se tratar de uma assombração diabólica , amarrou a moça , colocou – a num saco e matou a pobre , com um tiro , numa das estradas de Minas Gerais que fazia fronteira com São Paulo .

Diz a lenda que seu espírito não se deu conta da morte, e ela até hoje vaga em busca do seu povo, a passos rápidos e largos, sem colocar o calcanhar no chão.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei 😘

Ton Morbeck disse...

Não conhecia. Muito interessante.