Lendas do Natal: Le Père Fouettard- A sombra do Papai Noel (França)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Lendas do Natal: Le Père Fouettard- A sombra do Papai Noel (França)


De acordo com a tradição francesa Père Noël, o papai noel francês, anda num burro chamado Gui , e antes de dormir as crianças tem que deixar doces ou presentinhos (dinheiro por exemplo) para o Père Noël e uma cenourinha para o Gui, seu burro de estimação. Tudo fica dentro dos sapatos da molecada...

Mas essa não é a parte assustadora da história... 

O Père Noël é acompanhado de perto por uma figura sinistra chamada Père Fouettard, considerado a sombra do Papai Noel, é ele que faz a lista das criancinhas mal comportadas. Enquanto Père Noël visita as crianças que se comportaram durante o ano, sua sombra maligna Père Fouettard fica ao seu redor preparado para punir as que não se comportaram.


A citação mais antiga de Le Père Fouettard é datada do século XII. Segundo a lenda, um homem de aparência sinistra sequestrara três crianças enquanto elas iam para a escola. Após tê-las drogado, ele assassina brutalmente cada uma para transformá-las em um guisado. Père Noël, ou São Nicolau (Papai Noel), vendo a atrocidade cometida por Père Fouettard, ressuscita as crianças e condena o assassino a ajudá-lo durante as festividades natalinas.

Essa criatura é frequentemente associada a característica do som. Podem ser chicote batendo, correntes, sinos ou até mesmo campainhas que tocam sem parar parecem indicar sua chegada. Equipado com sapatos grossos ou botas pesadas, ele pisa no chão ruidosamente em movimento brusco. Fazendo as crianças que não se comportaram tremerem de medo ao menor sinal de sua temida chegada.

Le Père Fouettard é uma lenda natalina que seria uma mistura das nossas lendas do Bicho Papão com a lenda do Velho do Saco, a criatura é quase sempre retratado como um personagem repulsivo, pele coberta, com uma longa barba, cara escura e cabelo desgrenhado. Muitas vezes, é equipado com um chicote, podendo ser também galhos de ramos. Na melhor das hipóteses ele apenas ameaça filhos desobedientes e na pior das hipóteses pode levá-los com ele em uma cesta ou um grande saco de serapilheira para mais tarde fazer um guisado. 

Nenhum comentário: