Lendas do Natal: Jack Frost- O Elfo do Gelo (Escandinávia)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lendas do Natal: Jack Frost- O Elfo do Gelo (Escandinávia)


A lenda de Jack Frost é de origem escandinava, sendo conhecido antigamente por esses povos pelo nome de Jokul Frosti (Pingente de Gelo). Devido aos invernos rigorosos enfrentado pelos nórdicos esses povos atribuíam todas as mazelas causadas pela baixa temperatura ao elfo do gelo, dentre as obras mais inofensivas atribuídas a Jack Frost estavam os desenhos encontrados nas janelas congeladas, muitas vezes o gelo formava imagens de figuras (como nas nuvens) e costumavam achar que Jack era o responsável pela arte. 

Outra das peripécias inofensivas do elfo estavam os apertões nos narizes. É isso mesmo! Sabem aquela formigamento que dá na ponta do nariz quando a temperatura está muito baixa? Pois é, segundo os antigos escandinavos era obra do piadista elfo! Mas na mesma medida em que pregava peças inofensivas, Jack Frost, ou como era conhecido na época, Jokul Frosti, podia ser colérico e extremamente cruel, não exitando em matar congelado ou mesmo soterrado pela neve qualquer infeliz que tivesse tido o azar de o irritar.

Jack Frost não costuma se mostrar visível aos olhos mortais, ninguém pode toca-lo ou escuta-lo, é como um fantasma. Alguns acreditam que somente nos minutos finais de vida de suas vítimas que estivessem morrendo no gelo é que ele se fazia visível, para desespero final dos pobres infelizes.

A lenda se propagou pelos quatro cantos do mundo conforme os imigrantes escandinavos procuravam outras terras para morar, e é claro, também frias. Dessa forma não tardou para que o antigo Jokul Frosti tornar-se Jack Frost, dessa forma o antigo elfo escandinavo ganhou fama mundialmente.


Recentemente com o sucesso da animação da DreamWorks "A Origem dos Guardiões", a mitologia do Jack Frost se popularizou, na animação Jack Frost não é malvado, é um ser sobrenatural, praticamente como os Guardiões. Mas contrariamente aos outros, é um solitário, o clássico rebelde sem qualquer causa. Ele é imortal, eternamente jovem, carismático e esperto. Tem incríveis poderes climatéricos, que controla com a ajuda do seu bastão mágico. Pode evocar o vento, a tempestade, o frio e a neve e viaja pelo vento como um snowboarder olímpico. É a personificação do espírito das travessuras e do caos e ainda não dominou o seu potencial na totalidade.

Acredita-se que a lenda do Jack Frost tenha começado junto com os vikings e sua aparência varia dependendo da região, pode ser jovem, velho, um espírito invisível ou até mesmo o próprio Papai Noel como na Rússia. A mitologia do Jack Frost é mais comum em países do norte da Europa, como Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, porém nos últimos anos a lenda tem se popularizado no mundo inteiro, isso se deve ao fato de Jack Frost aparecer com bastante frequência nas literaturas, filmes, televisão, músicas, quadrinhos e jogos, retratando desde um sinistro propagador de maldades até como uma figura infantil conhecida por suas travessuras. Ele passou a ser conhecido como um dos principais protagonistas do Natal, tendo a nobre missão de preparar o clima para a chegada do Papai Noel.

Porém não se deixe enganar, os conselhos dos velhos vikings continuam valendo até os dias de hoje, é melhor "não brincar na nevasca!", pois Jack Frost está longe de ser amigável.


A banda de hard rock finlandesa "Lordi" criou uma música inspirada na mitologia do Jack Frost, confira o clipe abaixo:

Nenhum comentário: