Lendas do Natal- Belsnickel, O Mensageiro e Knecht Ruprecht, a Sombra Maléfica do São Nicolau (Alemanha)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Lendas do Natal- Belsnickel, O Mensageiro e Knecht Ruprecht, a Sombra Maléfica do São Nicolau (Alemanha)

Belsnickel e Knecht Ruprecht, enquanto um alerta as crianças desobedientes o outro pune!


O tempo de Natal (Weihnachtzeit, em alemão) na Alemanha começa com o período de Advento, ao final do mês de novembro. Nessa época do ano, acontecem as conhecidas feiras natalinas que encantam as noites frias de inverno no oeste europeu, e a maioria permanece até os dias 23 ou 24 de dezembro. É frequentemente um ponto de encontro entre amigos e familiares que se reúnem nos locais aproveitando as noites frias do inverno alemão para fazerem compras e se manterem aquecidos em meio a uma variedade enorme de produtos natalinos.

Enquanto o pessoal está unido nas iluminadas feiras natalinas, existe uma criatura sombria que prefere caminhar sozinha nas ruas frias e escuras, trata-se de Belsnickel, um homem estranho que usa um longo casaco de pele que cobre todo o seu corpo, no seu rosto as vezes coloca uma máscara com uma longa língua. Ele está relacionado com outros companheiros de São Nicolau no folclore da Europa de língua alemã, só que ao contrário dessas outras lendas, Belsnickel não acompanha São Nicolau, ele entra nas casas das pessoas para fazer sua temida visita sozinho e ameaça suas vítimas, que geralmente são as crianças que estão na lista negra do São Nicolau, embora tenha o aspecto assustador ele não pratica maldades, ele é apenas um mensageiro da escuridão, essas funções maléficas ficam por responsabilidade de Krampus (A palavra Krampus vem de Krampen, que deriva da palavra "garra" do alemão antigo).

Krampus é uma lenda muito comum nos alpes e na Áustria, porém também existe na parte alpina da Baviera, um dos Estados da Alemanha. Embora pareça a mesma lenda, Krampus e Belsnickel são dois personagens muito distintos, enquanto Krampus é uma figura selvagem, chifruda, semelhante a um demônio gigantesco. Belsnickel, por outro lado, é muito humano e ainda tem baixa estatura. Ele pode ter sido um caçador de peles, um eremita, um elfo ou um tomten como as pessoas pequenas foram chamadas nos países escandinavos. Seu conto popular foi passada para as gerações de alemães que imigraram para os Estados Unidos, principalmente para a Pensilvânia.

As feiras natalinas alemãs impressionam pela grandiosidade

Segundo a lenda alemã de Knecht Ruprecht (existe a versão rural e a versão urbana da lenda, na rural sua aparência é monstruosa e animalesca, enquanto que na versão urbana se assemelha ao velho do saco, podendo ou não usar máscara) é um parceiro do São Nicolau e ao contrário de Belsnickel, Knecht Ruprecht sempre anda junto com ele, só que, em vez de dar presentes, ele castiga as crianças desobedientes, usa uma máscara e um casaco grosso – que também pode ser feito de pele. Carrega em uma das mãos um saco cheio de cinzas e na outra mão segura uma vara grossa. Ele castiga adultos e crianças batendo com a vara em suas pernas.

Em algumas cidades, as pessoas montam barracas de bebidas quentes e comida nas noites geladas e ficam esperando-os passar, batendo nas pernas das pessoas e correndo atrás de outras. As crianças adoram e ficam provocando-os. Em algumas regiões da Áustria os serviçais do Knecht Ruprecht ficam nas ruas e quando escolhem um jovem, ele deve dizer uma oração especifica que o Knecht pedir. Se acertar ganha doce, se não, uma varada nas pernas.

Também se pode contratar essas figuras para animar e assustar festas de final de ano.

O interessante é a ideologia do qual esses costumes surgiram. Essa tradição tem um fundamento antigo de espantar os maus espíritos das cidades justamente quando os dias costumam ser curtos (por volta de 5 horas) e as noites longas. Ou seja, a escuridão prevalece, portanto - assim como em várias outras culturas - existe um ser que tem a tarefa de espantar os maus espíritos tanto da cidade quanto das pessoas.


Confira um pouco da tradição natalina alemã:



Nenhum comentário: