Dica de filme: A Visita

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Dica de filme: A Visita


Sinopse

Um garoto (Ed Oxenbould) e sua irmã (Olivia DeJonge) são mandados pela mãe (Kathryn Hahn) para visitar seus avós que moram em uma remota fazenda. Não demora muito até que os irmãos descubram que os idosos estão envolvidos com coisas profundamente pertubadoras que colocam a vida dos netos em perigo.



Ficha Técnica

Título original: The Visit
Lançamento: 26 de novembro de 2015 
Dirigido por M. Night Shyamalan
Com Olivia DeJonge, Ed Oxenbould, Deanna Dunagan 
Nacionalidade: EUA
Gênero: Comédia/Terror
Orçamento: US$ 5 milhões
Duração: 94 min
Classificação indicativa: 14 anos




Curiosidades

De acordo com declarações feitas no Twitter, M. Night Shyamalan preparou três versões diferentes do filme: uma que era "pura comédia", outra "puro horror" e no final a que prevaleceu "ficou em algum lugar entre os dois".

- Ao contrário dos outros filmes do diretor, nesse M. Night Shyamalan não faz a sua tradicional aparição no filme.

- Esse é o filme com menor orçamento de sua filmografia, o próprio Shyamalan financiou o longa, rodado dentro e nos arredores de sua casa na Pensilvânia.

- Logo no início do filme, quando Becca e Tyler estão observando várias fotos na parede de seus avós, uma das fotografias é de Annabelle, a boneca macabra do filme Invocação do Mal (2013).

- Este é o primeiro longa de terror de M. Night Shyamalan que não contará com a colaboração do compositor James Newton Howard. Devido à falta de um orçamento maior e ao estilo do filme, Shyamalan decidiu por não incluir uma trilha sonora no produto final.

- O filme era anteriormente conhecido como "Sundowning".

- Shyamalan também produz o filme ao lado de Jason Blum (das franquias ‘Atividade Paranormal’, ‘Sobrenatural’) e Marc Bienstock.

- Shyamalan falou que essa pequena produção foi a melhor experiência que teve fazendo um filme.



Crítica

Terror na casa da vovó

M. Night Shyamalan tem uma carreira repleta de altos e baixos. No suspense sobrenatural O Sexto Sentido (1999) conseguiu causar pavor ao mesmo tempo que encantou a audiência com sua história de fantasmas, no elogiado Corpo Fechado (2000) recebeu boas críticas com a história de um sobrevivente de tragédia de trem que acredita ser um super herói, no eficiente Sinais (2002) e sua misteriosa fazenda com sinais de outro mundo nas plantações, no ótimo A Vila (2004) onde um local isolado era dominado pelo medo de monstros ocultos na escuridão da floresta, no folclórico e apagado A Dama na Água (2006) onde uma sereia aparece na piscina de um prédio, no fraco Fim dos Tempos (2008) que apresenta uma visão diferenciada sobre o fim da humanidade, no defeituoso O Último Mestre do Ar (2010) adaptação sem graça de um desenho animado voltado para o público infantil, na agradável surpresa claustrofóbica Demônio (2010), escreveu o conto de terror sobre um grupo de pessoas que ficam presas no elevador do prédio da empresa, no sofrível blockbuster futurista Depois da Terra (2013) apresenta uma trama onde pai e filho vão morar em outro planeta após o fim da Terra.

Agora M. Night Shyamalan está de volta com o que fazia de melhor, em A Visita (2015) o diretor volta as origens fazendo um terror psicológico com toques de humor que brinca com a paranoia de envelhecer. Com um elenco novato e promissor, o filme usa o conceito de found footage (filmagens feitas pelos próprios personagens) para espalhar o pânico. Ao contrários de filmes que abusam dessa técnica, como os da franquia Atividade Paranormal, nesse nada está ali de forma gratuita, com muitos momentos de tensão e algumas cenas de susto, o filme não abusa das técnicas manjadas do gênero, nada está ali por acaso ou apenas para soar assustador. 

O terror acontece sem pretensão, a despretensão é tanta que em determinado momento do filme os personagens chegam a brincar de forma cômica com o que terá escondido atrás da porta do quarto os esperando, o terror nesse filme vai ocorrendo de forma crescente e conseguindo de forma eficaz prender a atenção do telespectador até os momentos finais da trama. E como é um filme de M. Night Shyamalan, não seria segredo revelar que terá uma surpresa no final, embora aqui ela não fuja muito das convenções do gênero, ficando um pouco distante de ser totalmente imprevisível como em seus outros filmes.

Visivelmente inferior a obras primas como O Sexto Sentido e A Vila, o despretensioso A Visita prova que não é preciso um elenco famoso, cenários grandiosos ou efeitos especiais para se fazer um ótimo filme de terror. M. Night Shyamalan está de volta!

Cotação: **** (ótimo)


Trailer



Bônus

Confira a música dos créditos finais do filme:

 

Nenhum comentário: