Dica de filme: O Santo

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Dica de filme: O Santo


Sinopse

São Nicolau foi um bispo da igreja católica completamente depravado que espalhava o horror por onde passava exigindo, ouro, prata, virgens e outras coisas. Revoltados, durante um de seus ataques, os membros de uma vila decidem tomar uma atitude e ateiam fogo no navio do bispo, fazendo com que ele fosse queimado vivo junto com toda a sua tripulação. Mas por causa de um estranho fenômeno lunar isso fez com que uma maldição nascesse e a cada 23 anos quando o dia 5 de dezembro tem uma lua cheia, ele retorna junto com a tripulação: Os Pedros Negros, para juntos fazerem um banho de sangue natalino.



Ficha Técnica

Título Original: Sint
Ano: 2010
País: Holanda
Gênero: Terror
Duração: 88 min
Direção: Dick Maas
Roteiro: Dick Maas
Produção: Tom de Mol, Dick Maas
Elenco: Egbert Jan Weeber, Bert Luppes, Caro Lenssen, Huub Stapel, Escha Tanihatu, Jim Deddes, Joey van der Velden, Jaap Spijkers, Ben Ramakers
Classificação Indicativa: 16 anos



Curiosidades

- Produção holandesa de terror

- O filme é inspirado na lenda holandesa do São Nicolau e os Pedros Negros

- A história do filme se passa em Amsterdam, capital da Holanda.

- No folclore holandês são os Pedros Negros que entregam os presentes natalinos e não os duendes, no folclore eles são negros por causa da fuligem das chaminés, por onde passam para entregar os presentes. Uma curiosidade do filme é que essa mitologia ganha tons sombrios e agora eles aparecem como zumbis que estão negros por morrerem queimados vivos no navio. 

- Dirigido por Dick Mass, o diretor dirigiu alguns filmes pouco conhecidos como a ação "Tiros na Escuridão" (1999) e o terror "O Elevador da Morte" (2003).

- O elenco do filme é formado exclusivamente por artistas holandeses, ou seja, se você nunca assistiu nenhuma produção holandesa não irá reconhecer ninguém nesse filme.

- Um grupo resolveu entrar na justiça contra a produção, a alegação foi de que o cartaz do filme estava assustando as crianças e que por causa dele elas passaram a ter medo do São Nicolau e quiseram parar de comemorar o Natal. O tribunal rejeitou a denúncia.


Crítica

São Nicolau vira assombração nessa despretensiosa produção holandesa

É sabido que a Holanda não tem muita tradição de fazer filmes, isso é ainda pior quando imaginamos uma produção blockbuster recheada de efeitos especiais no estilo Hollywood. Pra piorar ainda temos um elenco fraco e desconhecido, o diretor é também o roteirista, o responsável pela trilha sonora? é o diretor, pela maquiagem? - o diretor, pela produção? - o diretor e sem contar diversas outras funções que ele exerce ao longo do filme. Tendo isso como pretexto torna-se impossível comparar essa produção com os arrasa quarteirões hollywoodianos orçados em milhões de dólares.

Então não pense que O Santo será uma obra prima, pelo contrário, o filme é facilmente esquecível e tenta seguir em muitos momentos os padrões das grandes produções americanas, como por exemplo, um elenco pouco explorado onde os personagens são apenas estereótipos de filmes de terror e pra piorar os atores em nenhum momento se esforçam para entregar alguma atuação que seja muito convincente.

Já os efeitos especiais conseguem passar momentos de credibilidade, embora que por razões óbvias, sejam bem inferiores aos vistos nas produções americanas. Porém a diversão do filme está mesmo em quando ele deixa de se levar a sério, nesses momentos essa produção holandesa começa a deslanchar, como por exemplo na divertida perseguição policial ao São Nicolau, que em vez das tradicionais renas que estamos acostumados a ver o Papai Noel usar, elas são trocadas por um assustador cavalo diabólico muito bem elaborado (até pelo fato de que São Nicolau é um personagem da época medieval), então a polícia consegue não apenas ver a assombração do filme (o que já é raro nos filmes de terror, já que geralmente a polícia só aparece no fim quando o problema está resolvido) como também passa a perseguir a criatura com suas viaturas, após muito trabalho, depois de tanta perseguição, quando finalmente o monstro é encurralado pela polícia ele simplesmente resolve o problema voando por cima dos telhados das casas, resultando em uma sequência com momentos de humor negro que causam risos nos telespectadores ao quebrar o padrão convencional que todos esperamos ver.

Essas cenas recheadas de humor negro podem passar a sensação que o filme está aos poucos deixando de se levar a sério, porém são nesses momentos que reside a grande sacada do filme, esse tom despretensioso para contar a história é o que diferencia o filme da maior parte dos blockbusters hollywoodianos. Juntando o terror com o humor, essa produção despretensiosa alcança a diversão dos filmes natalinos que estamos acostumados a ver nessa época do ano, só que dessa vez é um filme de terror recheado de humor negro.

É como se fosse antes da invenção dos celulares, onde as famílias se reuniam na lareira para contar lendas, a seriedade dos contos era facilmente quebrada por momentos de risos e diversão. E não se esqueça que esse ano o Natal cairá em uma noite de lua cheia!

Cotação: *** (bom)




Trailer



Bônus

Antes das cenas ganharem vida na magia da tela do cinema, elas passam por um processo de produção. Confira algumas ilustrações da direção de arte do filme:

Nenhum comentário: