Zé do Caixão em dobro: Exposição no MIS SP/ Série no canal Space

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Zé do Caixão em dobro: Exposição no MIS SP/ Série no canal Space



Uma seleção inédita de figurinos, roteiros, objetos cênicos, colagens, trechos de filmes e imagens de bastidores dos filmes do Zé do Caixão será revelada em À Meia-Noite Levarei sua Alma, próxima exposição do Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Para incrementar o clima de terror, a abertura do evento está marcada para 31 de outubro, considerado o Dia das Bruxas. A exposição tem curadoria e concepção de André Sturm baseada na seleção feita por Liz Vamp, filha de José Mojica Marins, ator que dá vida ao personagem, e Marcelo Colaiacovo, guardião e curador do acervo de Mojica.


Baseada na filmografia completa de Zé do Caixão, a mostra apresenta objetos numa expografia cujo ambiente obscuro (e que guarda muitas revelações e assombros), promete despertar todo clima de sadismo existentes nos filmes de Zé do Caixão.

Josefel Zanatas, mais conhecido como Zé do Caixão, é um personagem mítico do cinema nacional do Brasil criado e interpretado pelo ator e diretor José Mojica Marins. O cruel agente funerário, homem sem crenças cujo objetivo é encontrar uma mulher que possa dar continuidade à sua espécie (que ele acredita ser superior) e suas ideologias, teve sua primeira aparição no filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma, lançado em novembro de 1964, em São Paulo.

Confira essa reportagem da TV Cultura sobre a exposição:


Exposição: A MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA
Data: 31 de outubro de 2015 a 09 de janeiro de 2016
Horário: terças a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h [Terças-feiras entrada gratuita]
Local: MIS São Paulo, Espaço Expositivo- 1º andar
Ingressos: R$6,00 e R$3,00 [meia-entrada] Ingressos disponíveis na recepção do MIS
Classificação etária: 16 anos

SÉRIE


O ator Matheus Nachtergaele interpreta José Mojica Marins na série Zé do Caixão, que estreia sexta feira 13 de novembro, às 22h30, no canal Space (com reprises aos domingos, às 23h, e terças-feiras, às 21h50). A produção é inspirada na biografia Maldito - A Vida e o Cinema de José Mojica Marins. Ex-VJ da MTV, Felipe Solari interpreta Mário Lima, produtor e amigo de Mojica. A atriz Dirce Morais é representada por Maria Helena Chira.

O canal adianta que a série "foca na figura do cineasta, mostrando as filmagens e dificuldades de suas produções, além de contar paralelamente como era sua vida pessoal e a relação com elenco, produtores e equipe dos longas".

A série terá 6 episódios de 45 minutos cada e terá como foco os primeiros filmes da carreira do cineasta.

Filmes que vão ser abordados no seriado

Episódio 1 – “A Sina do Aventureiro” (1958)
Episódio 2- “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1963)
Episódio 3 – “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1966)
Episódio 4 – “O Despertar da Besta” (1969)
Episódio 5 – “Perversão” (1978) 
Episódio 6 – “24 Horas de Sexo Explícito” (1985)

Nenhum comentário: