Dica de filme: A Colina Escarlate

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dica de filme: A Colina Escarlate


Sinopse


‘A Colina Escarlate‘ (Crimson Peak) acompanha o dia a dia de uma autora que, depois de ter seu coração roubado por um estranho sedutor, é arrastada para uma casa sombria no topo de uma montanha de barro vermelho-sangue – um lugar repleto de segredos que vão assombrá-la para sempre. Entre o desejo e as trevas, entre mistério e loucura, encontra-se a verdade por trás de Crimson Peak, a Colina Escarlate.



Ficha Técnica

Título original: Crimson Peak
País de origem: EUA
Elenco: Tom Hiddleston – Sir Thomas Sharpe/ Charlie Hunnam – Dr. Alan McMichael/ Jessica Chastain – Lady Lucille Sharpe/ Mia Wasikowska – Edith Cushing/ Burn Gorman – Holly/ Jim Beaver – Carter Cushing/ Leslie Hope – Sra. McMichael
Direção: Guillermo del Toro
Gênero: Terror
Duração: 119 min.
Distribuidora: Universal Pictures
Orçamento: US$ 70 milhões
Estreia: 15 de Outubro de 2015
Classificação Indicativa: 16 anos



Curiosidades


- Dirigido pelo mexicano Guillermo Del Toro, mesmo diretor do excelente "O Labirinto do Fauno".

- Stephen King foi convidado a assistir ao filme. Após a exibição teste, o mestre do terror usou o Twitter para disparar elogios ao novo filme do cineasta mexicano.

- Guillermo del Toro disse que este foi o melhor set onde ele já trabalhou.

-Embora a casa tenha sido construída por inteiro, ela precisou ser demolida ao final das filmagens, a fim de abrir espaço no estúdio.

-Todos os artefatos presentes na casa foram criados especialmente para a mesma. Nada foi reutilizado de outros filmes.

- O cronograma de filmagens para A Colina Escarlate foi de 68 dias, o que é significativamente menor do que os outros filmes de Guillermo del Toro: Círculo de Fogo (2013) foi de 100, Hellboy (2004), 135.

- O trailer do longa apresenta um cover da música "Red Right Hand" pela cantora PJ Harvey. A canção também foi utilizada em uma importante cena do filme Hellboy, porém interpretada por outro artista.

- Antes do filme ser anunciado oficialmente, o elenco e a equipe começaram as filmagens na cidade de Kingston, Ontário, Canadá.



Crítica


Os fantasmas do passado ganham vida no novo e feminino terror de Guillermo Del Toro


Quem gosta de filmes de época não pode deixar de assistir A Colina Escarlate (aliás, que nome espetacular, não ter recebido alguma tradução infame já é motivo para comemorar), o novo romance gótico de Guillermo Del Toro é um daqueles filmes raros de se ver. 

O filme se passa na Inglaterra da era vitoriana é uma bela reconstrução desse época, agora imagina assistir isso sem fundo verde, com cenários grandiosos e riquíssimos em detalhes, em vez de colocar uma legenda para indicar a mudança de tempo (como é comum nos filmes de época), esse filme prefere fazer isso através dos detalhes, borboletas são inseridas nos detalhes dos cenários para representar a primavera, folhas secas para representar o outono e assim vai.  É impossível não se encantar com o fantástico trabalho de design de produção desse filme, uma simples piscada é suficiente para perder uma variedade de detalhes, como por exemplo, crânios que as vezes aparecem muito bem escondidos nos cenários. 

O filme tem um apreço muito grande pela direção de arte, em vez de fazer um fundo digital, o filme prefere investir no encanto visual, nada soa artificial ou exagerado, é tudo muito natural e bem produzido. É possível essa obra ser indicada ao Oscar em pelo menos quatro categorias: Maquiagem, Design de Produção, Figurino e Fotografia.

O casal interpretado por Tom Hiddleston (o vilão do filme Os Vingadores) e  Mia Wasikowska (a Alice de Alice no País das Maravilhas) não fazem feio, porém também não oferecem muita química na tela. O destaque mesmo acaba ficando para Jessica Chastain, que interpreta muito bem a possessiva irmã de Thomas. 

Deixando um pouco de lado os sustos fáceis que se espera de um filme de terror (eles existem, porém não são o foco do filme), o filme prefere criar uma atmosfera assustadora, com uma tenebrosa e mórbida trilha sonora e os fantasmas dão uma vida mórbida para a atmosfera já tétrica do filme, eles são muito bem elaborados e causam calafrios naqueles que se aventuram junto a protagonista para explorar os segredos dessa misteriosa casa da colina.

Bem inferior ao excelente O Labirinto do Fauno e com um desenvolvimento arrastado no início, o filme A Colina Escarlate começa a ganhar força apenas partir do segundo ato para terminar em um final convincente, embora seja bem óbvio. O objetivo do filme, como um bom romance gótico, é fazer uma crítica ao amor e mostrar como esse sentimento pode nos transformar facilmente em monstros, mesmo nem de longe sendo comparável com as obras primas do diretor, talvez esse seja o filme mais feminino e sentimental da carreira de Guillermo Del Toro. Vale a pena conferir, porém não espere muito!

Cotação: *** (Bom)


Trailer



Bônus

Confira a incrível atração Crimson Peak: Maze of Madness, no Halloween Horror Nights do Universal Studios Hollywood, a mesma teve a supervisão do próprio Guillermo Del Toro:

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pela dica. Pessoalmente verei este filme porque eu amo o elenco. Para mim Charlie Hunnam é um dos melhores atores! É um homem que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Por certo Rei Arthur é um dos seus filmes mais recentes dele, e ainda que não seja o melhor roteiro, visualmente nos limpa os olhos. Eu recomendo esse filme de Guy Ritchie para ver o trabalho deste ator. Fez uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem. Realmente fiquei surpresa. Se vocês são amantes dos trabalhos desse ator este é um filme que não devem deixar de ver.