Dica de filme: The American Scream (O Grito Americano)

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dica de filme: The American Scream (O Grito Americano)


Sinopse

A cada ano, na cidadezinha de Fairhaven, mentes criativas tentam acender o espírito do Dia das Bruxas.


Ficha Técnica

Original: The American Scream
Ano: 2012
País: EUA
Duração: 91 min
Diretor: Michael Stephenson
Trilha: Bobby Tahouri
Gênero: Documentário
Classificação Indicativa: Livre


Crítica

                                                  Os bastidores do Halloween


The American Scream (O Grito Americano) é um raro e bem vindo documentário que explora o outro lado do Halloween, todo o suor que existe por trás das decorações que vemos nas ruas. 

Para nos mostrar um pouco a fascinação dos americanos pelo Dia das Bruxas acompanhamos a rotina de três famílias de classe média da cidade de Fairhaven, uma cidadezinha do interior de Massachusetts. Somos convidados a ver todo o trabalho que existe para deixar tudo pronto até o dia 31 de outubro (data em que ocorre o Halloween).

Com um ritmo lento, o documentário foca em alguns momentos na rotina dessas pessoas e em outros no processo criativo e perfeccionista de montagem das decorações. E nada soa forçado ou artificial, muitas vezes até as briguinhas quando imprevistos ocorrem nas criativas decorações. E criatividade é o que não falta, se você pensa que é muito caro montar uma decoração de Halloween, não é bem assim, embora os gastos possam ser elevados, é mais trabalhoso do que caro, canos de PVC viram alienígenas, restos de tubos de desodorante viram olhos, pedaços de milharal, etc., tudo vira material  para assombrar nas mãos dessas famílias, que são verdadeiros artistas na arte de transformar o jardim de suas casas em verdadeiros labirintos de terror.

E se você acha que é somente nos meses de setembro e outubro que ocorre a preparação para o Halloween está muito enganado, essas famílias trabalham o ano inteiro para deixar tudo perfeito para a noite do Dia das Bruxas. No meio do processo começa a aparecer os problemas comuns do cotidiano, sejam eles financeiros, saúde, desemprego, porém nada impede o trabalho para deixar a casa preparada para a data, país e filhos se unem em uma tradição que atravessa gerações.

Nas momentos finais do documentário acompanhamos tudo em funcionamento e vemos a emoção dessas famílias em ver todo o seu trabalho finalmente concluído e o sucesso é tanto que os amigos das famílias em alguns momentos ajudam nas decorações e até mesmo se fantasiam de monstros no dia do Halloween para ajudar a dar sustos na enorme quantidade de pessoas que se aglomeram nas filas que dobram o quarteirão para entrar nos jardins das residências, que viraram verdadeiras atrações de terror.

Depois de acabar a alegria, vemos a tristeza pelo trabalho de um ano ter acabado tão rápido e o início das preparações para o ano que vem, em uma tradição que passa de pai pra filho e certamente terá continuidade para a próxima geração. E não pense que é só no Halloween que elas se alegram, muitas crianças acompanham eufóricas e se divertem ajudando nos preparativos.

Obs: Existe um cena adicional após os créditos finais!

Cotação: **** (Ótimo)


Trailer

Nenhum comentário: