Dica de filme: A Pele que Habito

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dica de filme: A Pele que Habito


Sinopse

Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma (Bianca Suárez). Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair. Em uma dessas saídas o cirurgião tem certeza que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.


Ficha Técnica

Nome Original: La piel que habito
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes
Origem: Espanha
Ano: 2011
Gênero: Thriller 
Duração: 117 min
Classificação Indicativa: 16 anos



Curiosidades


- É o 6º filme em que o diretor Pedro Almodóvar e o ator Antonio Banderas trabalham juntos. Os anteriores foram Labirinto de Paixões (1982), Matador (1986), A Lei do Desejo (1987), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos(1988) e Ata-me! (1990);

- Há 21 anos Pedro Almodóvar e Antonio Banderas não trabalhavam juntos em um filme;

- Este é o 6º filme em que o diretor Pedro Almodóvar e a atriz Marisa Paredes trabalham juntos. Os anteriores foram Maus Hábitos (1984), De Salto Alto (1991), A Flor do Meu Segredo (1995), Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e Fale com Ela (2002);

- O roteiro passou por nove versões até chegar ao definitivo;

- Pedro Almodóvar tinha interesse em voltar a trabalhar com Penélope Cruz mas, em meio a tantas versões do roteiro, sua personagem perdeu importância na trama;

- As filmagens ocorreram entre 23 de agosto e 19 de novembro de 2010;

- Seu orçamento foi de US$ 13 milhões.

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

-Outras premiações:
FESTIVAL DE CANNES
2011
Ganhou
Prêmio Vulcain do Artista Técnico

EUROPEAN FILM AWARDS
2011
Indicações
Melhor Trilha Sonora
Melhor Cenografia


Crítica

A Vingança nunca é plena, mata a alma e envenena..


A Pele que Habito embora não seja uma produção de terror e sim um suspense psicológico de ação, traz de volta um vilão que estava esquecido dos filmes terror, a figura do "cientista maluco", aqui representada pelo protagonista do filme, um renomado médico cirurgião que elabora um macabro plano para se vingar do suposto estuprador de sua filha. Entrar em detalhes sobre o que seria esse plano estragaria o filme para aqueles que ainda não assistiram.

Alternando momentos de terror, ação, drama e suspense psicológico, essa complexa produção espanhola inspirada no cinema de terror dos anos 30 é dirigida por ninguém menos que Pedro Almodóvar e consegue provocar reflexões sobre diversos temas polêmicos, percorrendo uma infinidade de assuntos variados que vão desde vingança, bioética e até mesmo passando por temas como identidade de gênero e o que nos define como indivíduos.

A sua excelente trilha sonora cai como uma luva para intensificar o suspense arrebatador do filme que só acaba quando sobem os créditos finais, o diretor também aproveita os momentos mais calmos do filme para declarar sua paixão pelo Brasil ao incluir em cena a canção “Pelo amor de amar”. Cantada em português pela espanhola Ana Mena, a música se impõe na trilha sonora de Alberto Iglesias.

Pode não ser o melhor filme de Pedro Almodóvar, porém com certeza é um dos melhores, é uma daquelas obras que não será esquecida tão facilmente, após o término do filme a sensação de angústia permanece, dias após ver o filme os assuntos retratados sempre voltam em sua mente, afinal, isso é Almodóvar, isso é o cinema na sua melhor forma, essa é a verdadeira proposta da arte, gerar conflitos para provocar reflexões e transformações.

Cotação: ***** (Excelente)



Trailer




Bônus

Confira trechos do filme francês "Os Olhos sem Rosto", obra que serviu como inspiração para "A Pele que Habito":

Nenhum comentário: