Dica de filme: Os Fantasmas se Divertem

terça-feira, 30 de junho de 2015

Dica de filme: Os Fantasmas se Divertem



Sinopse


O segundo longa do diretor Tim Burton conta a história do jovem casal Barbara e Adam Maitland (Alec Baldwin e Genna Davis), que morrem em um acidente após o casamento. Apegados à casa dos sonhos, eles se recusam a deixar do lugar e ficavam indignados quando os excêntricos Deetz compraram o imóvel e se mudaram para lá. Na tentativa de expulsar a nova família de moradores, o casal contrata os serviços de Beetlejuice, um maligno e cruel poltergeist especialista em assustar.


Ficha Técnica


Título Original: Beetlejuice
Lançamento: 16 de junho de 1988
Dirigido por Tim Burton
Elenco: Michael Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis, Winona Ryder, etc..
Gênero: Comédia
Nacionalidade: EUA
Duração: 92 min  
Classificação Indicativa: Livre



Curiosidades



- Lançado em 1988, Beetlejuice (Os Fantasmas se Divertem) se tornou um verdadeiro clássico e é lembrado até hoje.

- A Waner Bros. trabalha em uma sequência há três anos. No novo longa, ainda sem previsão de estreia, o roteiro é assinado por Grahame-Smith, que trabalhou com Burton em "Sombras da noite" (2012), e David Katzenberg. Tim Burton já afirmou no início de 2015 que o filme estava "mais próximo do que nunca" de se tornar realidade, o ator Michael Keaton irá voltar como Beetlejuice e a atriz Winona Ryder também confirmou retorno na sequência que se passará nos dias atuais.

- Ganhador do Oscar de Melhor Maquiagem (1989)

- O filme fez tanto sucesso que chegou até a virar desenho animado, sendo produzido até 1991.

- Originalmente Os Fantasmas Se Divertem seria um drama sobrenatural chamado "The Maitlands", que abordaria as dificuldades de um casal em se adaptar com sua vida pós-morte. As cenas escritas no roteiro do filme e vários dos personagens eram bem mais mórbidos originalmente e foi apenas quando o ator Michael Keaton pediu a Tim Burton liberdade artística para desenvolver seu personagem que o diretor resolveu transformar o filme em uma comédia de humor negro.

- Beetlejuice significa "Suco de Besouro" em português.

- Na cena em que Beetlejuice surge da maquete como carrossel, é possível ver a cabeça de Jack Skellington (O Estranho Mundo de Jack).

- O ator que interpreta Beetlejuice é Michael Keaton, nada menos do que o ganhador do Globo de Ouro de melhor ator em 2014 por sua atuação em Birdman.



Crítica

                                                 "Uma divertida homenagem aos filmes B"



É praticamente impossível achar alguém que nunca tenha assistido esse filme, um verdadeiro clássico da infância de muita gente e foi em sua infância que Tim Burton encontrou inspiração para dirigir essa obra.

Ao dirigir e produzir "Os Fantasmas se Divertem" a intensão de Tim Burton sempre foi prestar uma homenagem aos filmes B que ele assistia em sua infância e ele conseguiu com êxito, utilizando recursos bizarros que vão desde marionetes, técnicas de animação Stop-Motion, maquetes, bem elaboradas maquiagens (que renderam o Oscar) e figurinos de outro mundo. Hoje em dia os efeitos especiais embora sejam bem criativos não convencem, porém para a época foi um grande feito, tanto é que o filme recebeu até uma indicação ao prêmio BAFTA em 1989 na categoria de "melhores efeitos visuais".

Utilizando um divertido e ácido politicamente incorreto humor negro, o filme diverte do começo ao fim, o principal objetivo por trás do filme é fazer uma crítica aos valores da tradicional família norte americana ao colocar uma família tradicional e uma família moderna para conviverem juntas na mesma casa. Os conflitos tendem a aparecer o que resulta em toda a divertida trama do filme.

As atuações são um show a parte, principalmente Michael Keaton que está perfeito interpretando Beetlejuice, sem dúvida uma das mais memoráveis atuações da história da sétima arte. Tem também outras boas atuações como Winona Ryder que está super convincente no papel de adolescente gótica. Os casais também tem boa química na tela e nada nas famílias soa artificial, muito pelo contrário, na cena logo no começo do filme é impossível não se divertir quando a nova família chega na residência e o cara quase obriga a esposa olhar a cozinha, que desconcertada, fica envergonhada.

Esse é um daqueles filmes que não seria o mesmo sem a direção de Tim Burton, pois tudo é uma verdadeira viagem ao universo lisérgico que só o diretor consegue criar, tudo está perfeitamente inserido nesse universo e sem ele o filme não seria o mesmo, que venha a sequência!

Enquanto a sequência não chega vamos assistir de novo, pois esse é um daqueles filmes que é impossível assistir apenas uma vez!

Cotação:   ***** (Excelente)



Trailer




Bônus

Assista a clássica cena do jantar na casa mal assombrada, onde os fantasmas possuem os convidados que passam a pagar mico interpretando "Banana Boat Song", clássico ritmo jamaicano:


Nenhum comentário: