Dica de filme: The Babadook

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dica de filme: The Babadook


Sinopse


Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia (Essie Davis) ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel (Noah Wiseman), e tem dificuldades para amá-lo. E para piorar o garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao abrir um livro liberta seu terrível pesadelo, uma terrível criatura que se alimenta da depressão para ganhar forças.



Ficha Técnica

Nacionalidade: Austrália
Ano: 2014
Duração: 93 minutos
Gênero: Terror Dramático
Direção: Jennifer Kent
Com Essie Davis, Daniel Henshall e Noah Wiseman 
Roteiro: Jennifer Kent
Classificação Indicativa: 16 anos



Curiosidades

- Kent baseou The Babadook em Monster, curta-metragem lançado por ela em 2005, que conta a história de uma mãe que defende o filho de um bicho-papão. A diretora batizou a criatura com um nome derivado de um conto popular sérvio e juntou terror e melodrama maternal para criar uma fábula obscura enraizada na ansiedade da vida real.

-William Friedkin, diretor do clássico O Exorcista, classificou "The Babadook" como a produção mais apavorante que já assistiu na vida.

- Ganhou 3 prêmios no  AACTA Award (Academia Australiana de Cinema, Televisão e Artes), Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor.

- Lançado no Brasil via streaming diretamente no serviço de filmes online Netflix.



Crítica

O premiado filme de terror australiano "The Babadook" é um dos raros exemplos do potencial do cinema de terror, que quando quer pode produzir filmes dignos de Oscar. 

Na trama da estreante Jennifer Kent, uma mãe tenta criar o seu filho sozinha após a perda do marido, o isolamento social em que eles vivem cria um ambiente tenso e depressivo, o excesso de trabalho da mãe em uma clínica de doentes mentais 

O melhor ponto do filme é a excelente atuação da atriz australiana Essie Davis, que consegue passar para os telespectadores toda a agonia da personagem.  O tédio de sua vida alimenta o terror do filme criando um clima de intensa agonia, noites em claro vendo televisão passam a ser rotina, influenciado pela depressão da mãe o comportamento do garoto na escola começa a piorar e ele fica hiperativo e agressivo, porém o que mais impressiona é a mansidão excessiva da mãe..que muda da água para o vinho e em certos momentos passa a ser seguida de agressividade intensa, tudo isso cria um clima de desespero crescente que dura até o final do filme.

Por ser um filme de terror australiano, ele não tem um orçamento alto igual os filmes de Hollywood, então os efeitos especiais não são o foco do filme igual estamos acostumados a ver no cinema norte americano, porém não chegam a fazer feio e colaboram positivamente em aumentar a tensão do enredo.

Quando o filme acaba é impossível não sentir uma sensação de alegria e alívio, de tão agonizante, depressivo e assustador foi o ambiente criado.


Cotação: **** (Ótimo)




Trailer Legendado





Bônus

Assista "Monster", o curta de terror da diretora australiana Jennifer Kent que deu origem ao filme, na trama uma mãe briga com o seu filho que tem medo do monstro do armário:

Nenhum comentário: