Lendas do Natal- "Mari Lwyd: A Égua Fantasmagórica" (País de Gales)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Lendas do Natal- "Mari Lwyd: A Égua Fantasmagórica" (País de Gales)



Estão gostando do nosso especial "Lendas do Natal"? 

Hoje era pra ser o último dia, iríamos encerrar com o País de Gales, porém está tão legal e surpreendente descobrir lendas e tradições que nunca imaginamos existir e por isso decidimos prorrogar o término para a semana do Natal.

Nossa viagem pela Europa continua, antes do cristianismo se difundir pela Europa, em dezembro aconteciam diversas festas pagãs para celebrar o inverno, uma delas é celebrada até hoje, se trata da "Mari Lwyd", que ocorre no último dia do ano em muitos lugares do País de Gales. 


Lá as pessoas saem pelas ruas para invadir casas e pubs carregando a ‘’Mari’, um boneco com a caveira de uma égua como cabeça. Uma vez lá dentro, o entretenimento continua com a Mari correndo e fazendo relincho com suas mandíbulas que ficam expostas para fora, criando o caos, crianças assustadas e (talvez até mesmo adultos) são comuns. Depois de passar o momento do susto, os moradores das casas ou frequentadores dos pubs invadidos cantam canções tradicionais e fazem rimas para a égua amaldiçoada ir embora. 

Alguns estudiosos acreditam que a comemoração do moderno Halloween adaptou elementos dessa antiga tradição gaulesa, o famoso "Gostosuras ou Travessuras?", basta substituir os doces pelas canções tradicionais gaulesas para ver a semelhança entre as comemorações.

Essa tradição começa ao anoitecer e termina apenas ao nascer do sol, nas primeiras horas da manhã ainda é possível ver a temida égua invadindo alguns lugares, essa tradição gaulesa é tradicional apenas no País de Gales e é bastante comum ocorrer na véspera de Ano Novo.

Então fique esperto, se estiver no País de Gales no fim do ano e ouvir um relincho fantasmagórico na sua porta é bom que saiba alguma canção tradicional gaulesa para a égua ir embora ou irá acordar no Ano Novo com a égua na sua cama.



Confira um vídeo que mostra as comemorações:

Nenhum comentário: