Lendas do Natal- "Gato do Natal" e "Grýla- A Troll" (Islândia)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Lendas do Natal- "Gato do Natal" e "Grýla- A Troll" (Islândia)



A Islândia tem tradições de natal bem diferentes, e realmente únicas mesmo entre os países nórdicos. Os islandeses gostam de usar bastante luzes coloridas nas decorações natalinas e o terror está sempre representado nas decorações de natal das casas e dos centros comerciais.

A tradição lá não é de um só Papai Noel, mas treze Papai Noéis diferentes, que vem das montanhas um a um nos 13 dias antes do natal. Nos tempos a crença é que ele vinham apenas para pregar peças e roubar comida e utensílios das casas das pessoas. Hoje em dia ainda se acredita nessa parte de pregar peças, mas também existe a tradição de que eles deixam pequenos presentes para crianças que deixam os sapatos na janela. Quer dizer, as crianças comportada ganham presentes, e as mal-comportadas ganham uma batata. 

Então, para as crianças islandesas, o natal significa ganhar treze pequenos presentes nos treze dias antes do natal, esse que são dos Papai Noéis que vivem nas montanhas, e na véspera de natal mesmo elas ganham um presente que é dos pais. 

Gostou da lenda dos treze papai noés?

Porém, ela ainda não acabou.. os papai noéis islandeses não são duendes, gnomos e nem pessoas, são trolls e estão presentes em uma lenda aterrorizante, é a lenda da Grýla, que é uma monstra enorme (uma troll) que é a mãe dos treze Papai Noéis, e ela tem um apetite voraz por criancinhas mal-comportadas, seu prato preferido é sopa de crianças malvadas. Essa lenda é tão assustadora, que existe até uma lei em 1746 proibindo pais de usarem a lenda de Grýla para aterrorizar crianças.

Grýla é uma troll do folclore islandês com apetite insaciável por crianças 


Outro perigo natalino é o Gato do Natal. Ele é um gato monstruoso, do tamanho de uma casa, que ronda a Islândia na noite de véspera do natal e come as crianças que não tem roupa nova para vestir no natal. Por isso, até hoje, é tradição vestir algo novo no natal, nem que seja um par de meias. Eu acho muito bacana as decorações de natal lá da Islândia que mostram o Gato do Natal, sempre bem assustador. Já ouvi dizer que a origem da lenda do gato vem do fato de que nos velhos tempos as crianças costumavam a tecer suas próprias roupas, e os pais então usavam a ameaça do gato para fazer as crianças trabalharem mais rápido para terminar as roupas, porque senão elas seriam comida pelo gato no solstício de inverno.

Gato do Natal é o cadáver de um enorme gato preto amaldiçoado


A prefeitura de Reykjavík organizou uma espécie de exibição misturada com caça ao tesouro muito legal. Eles colocaram projetores em vários lugares do centro da cidade que projetam animações dos 13 Papai Noéis, e da Grýla e do Gato do Natal, em prédios e casas em certos pontos do centro da cidade. fizeram um mapa gratuito mostrando as áreas das projeções, mas sem ser muito específico, para as pessoas terem que procurar cada projeção. Quem encontrar todas as sete criaturas e responder algumas perguntas sobre cada uma delas pode entrar num sorteio para um prêmio.

Criança tira foto em decoração natalina de shopping center representando a lenda de Grýla, o terror é obrigatório nas decorações de natal do país


Abaixo você confere um vídeo filmado pelo site "Vida na Islândia" que mostra um pouco dessa decoração interativa feita pela prefeitura da cidade. A música do vídeo abaixo é um antigo poema sobre o Gato do Natal, nessa versão sendo cantado pela famosa cantora islandesa Björk (clique aqui e confira a tradução).



Um comentário:

Rafael disse...

Que demais! Muito obrigado por compartilhar essas lendas, não conhecia nenhuma :D