Lendas do Natal- Brownies, os duendes escoceses (Escócia)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Lendas do Natal- Brownies, os duendes escoceses (Escócia)


Hoje vamos viajar até a terra do Monstro do Lago Ness, a Escócia, lá o Natal nunca foi uma festa muito esperada pela população Os escoceses não dão a menor importância para o Natal, a festa mais tradicional no fim do ano é a celebração do Ano Novo, chamado Hogmanay. Mesmo assim existem diversas lendas envolvendo o Natal escocês. 

A lenda que vamos falar também explica o motivo dos escoceses nunca apagarem o fogo das lareiras na véspera da Natal até os dias de hoje, na Escócia existe uma antiga superstição que diz dar má sorte apagar o fogo na véspera de Natal porque é nesse tempo que os duendes estão no exterior e somente um fogo aceso pode impedi-los de descer pela chaminé e causar danos nas casas.

Os Brownies não são criaturas maléficas, eles são os duendes escoceses, de acorda com a lenda eles moram nas casas da Escócia e fazem trabalhos domésticos em troca de presentes e oferendas. Os Brownies são descritos como homenzinhos de pele amarronzada. São mais ouvidos do que vistos. De espirito prestativo e benéfico, podem se tornar malignos se contrariados. No Natal eles podem sentir ciúmes devido a troca de presentes e por isso devem ser mantidos do lado de fora e a forma eficiente de fazer isso é acendendo a lareira.


A palavra Duende vem do espanhol antigo “duen de casa” e significa “dono de casa“. O primeiro relato escrito da palavra foi no tratado do padre Fray Antonio de Fuentelapeña: “El Ente Dilucidado”, em 1676.

Segundo o padre Fray Antonio de Fuentelapeña, os Duendes habitam casas, causando pequenas alterações e desordens. Não são bons, nem maus, nem Anjos, nem Demônios. São seres que se ocupam de coisas bobas como mudar pratos de lugar, se apaixonar por crianças ou cavalos, mas nunca fazem mal a alguém, portanto, não devemos temê-los. São animais irracionais, sensíveis, puramente corpóreos. São compostos de vapores, por isso conseguem se elevar e sustentar no ar com facilidade.

Segundo a descrição popular, os Duendes têm a aparência jovem ou velha, com estatura pequena, orelhas pontudas, usam um chapéu pontudo e são muito travessos. Podem ainda ter nariz grande e pelos.

No dia de Natal, os escoceses fazem fogueiras e dançam ao redor embalados pelo som da gaita escocesa, esse costume é antigo e de acordo com a lenda serve também para espantar os Brownies, já que eles morrem de medo do fogo e de fumaça. Na Escócia, a típica comemoração de Natal é muito discreta, porque a Igreja Presbiteriana em seu passado nunca deu uma ênfase muito grande à festa, no entanto, fiéis de outras religiões comemoram normalmente o Natal. A festa maior, assim, é mesmo o Hogmanay.

Nenhum comentário: