Experiência científica "Portal do Inferno"

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Experiência científica "Portal do Inferno"


A experiência mostrada no vídeo abaixo é muito legal – e igualmente assustadora. O que de início parece apenas um vulcão, logo se transforma em algo que mais lembra um portal do inferno liberando uma espécie de Kraken infernal.

Apropriadamente apelidada de “Serpente do Faraó“, essa reação química era vendida em lojas como fogos de artifício, até que as pessoas perceberam que era tóxica.

Assista:




Na realidade, o que a filmagem mostra são duas reações: a decomposição de dicromato de amônio e a reação de combustão de tiocianato de mercúrio II.

O pó laranja é o dicromato de amônio. Quando o calor é introduzido (com o fogo), o pó forma gás nitrogênio, vapor de água e óxido de crômio III, que é o pó escuro que se parece com um vulcão.

Já os tentáculos são o resultado do calor introduzido ao tiocianato de mercúrio II. A substância sólida branca se expande quando é aquecida até se tornar uma massa dividida e cinza escura, devido à decomposição em nitreto de carbono. Além disso, dióxido de enxofre e sulfeto de mercúrio II também são produzidos.


Fonte: Hypescience

Nenhum comentário: