Fantasma de santo assombra igreja na Irlanda

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Fantasma de santo assombra igreja na Irlanda

São Oliver Plankett

Os turistas estão migrando para a Igreja Católica de São Pedro, em Drogheda, Irlanda depois que o espírito de São Oliver Plunkett foi capturado em vídeo por Vikki Bramshaw, que filmava a porta da cela da prisão do santo martirizado, atrás da qual ele passou os últimos anos de sua vida. O vídeo parece mostrar um rosto mascarado, que acredita-se pertencer ao fantasma do santo morto há muito tempo, que parece olhar através de uma escotilha no porta da prisão do século 15. A mulher disse aos repórteres:

"Eu realmente não acredito em fantasmas ou qualquer coisa assim, então eu fiquei um pouco assustada quando eu percebi o que tinha gravado. Eu filmei a porta da cela com o meu celular, e não notei nada de anormal no momento, mas quando, já em casa, eu assisti o vídeo novamente, fiquei muito aterrorizada."

Plunkett foi ordenado sacerdote em 1654 na época da conquista de Cromwellian da Irlanda, quando os ingleses tornaram a prática pública do catolicismo romano ilegal. Como resultado, grande parte do clero católico romano da Irlanda foi executada, bem como qualquer pessoa que seguisse os preceitos católicos, e Plunkett foi forçado a ficar em Roma, incapaz de voltar para sua casa irlandesa. Após a Restauração Inglesa de 1660, Plunkett, agora consagrado como Bispo da Irlanda foi finalmente capaz de voltar para o país como um clandestino (em 1670), onde ele começou a reorganizar a Igreja Romana devastada. Dotado de carisma, diplomacia, inteligência, serenidade e de uma fé inabalável, assumiu o seu rebanho com o intuito de reanimar-lhes a fé. Junto às autoridades ele conseguiu amenizar os rigores impostos aos católicos.

Três anos depois de seu regresso à Irlanda, Plunkett foi descoberto e capturado. Ele foi transferido para prisão de Newgate em Londres, onde aguardava julgamento. Seu julgamento, descrito pelos historiadores como "uma paródia de justiça", foi realizada em Westminster Hall, em Londres, onde um júri todo-protestante decidiu que Plunkett era culpado de "promover a fé católica" e por alta traição, em junho de 1681. Ele foi enforcado, arrastado e esquartejado em Tyburn no dia 1 de julho de 1681. Ele foi o último mártir católico romano a morrer na Inglaterra.

Partes do corpo de Plunkett foram enterrados em vários lugares (grande parte do corpo está localizado no Monastério de Downside Abbey, Inglaterra), enquanto sua cabeça finalmente encontrou um lugar de descanso na Igreja de São Pedro em Drogheda, na Irlanda. A "relíquia" de São Oliver agora está em um impressionante novo santuário no interior da igreja. Em um armário de vidro nas proximidades, está a porta da cela da prisão de Newgate, em Londres - a porta da cela em que Plunkett ocupou, como um homem condenado em suas últimas semanas de vida. Foi atrás desta porta de ferro que Plunkett escreveu muitas cartas notáveis, além de seu último discurso, que ele usou como últimas palavras antes de ser enforcado em Tyburn e é famoso por mostrar perdão a todos aqueles que tinham alguma coisa a ver com sua morte.

Foi nesta porta que Vikki Bramshaw capturou supostamente a imagem do santo observando através da escotilha. Ela não percebeu a cabeça (como você pode perceber à partir do áudio - não há nenhuma surpresa na voz dela) até que ela assistiu o vídeo depois de voltar para casa.

Bramshaw diz que descartou a possibilidade de um reflexo sobre o vidro do armário.

"Eu assisti o vídeo novamente e outra vez para ver se tratava-se de um reflexo, mas há outras coisas refletidas no vidro, e eles não estão se movendo como a aparição. Eu me considero uma pessoa muito cética quanto à essas coisas, e estou mantendo uma mente aberta sobre o que poderia ser."

Este é o primeiro caso relatado da aparição do santo na igreja e Bramshaw disse que não tem idéia de por quê ele teria a escolhido para fazer sua primeira aparição. Pode ser digno de nota que Bramshaw é autora de muitos livros sobre bruxaria, incluindo o seu mais recente, Craft of the Wise: A Practical Guide to Paganism and Witchcraft (Arte dos Sábios: Um Guia Prático para o Paganismo e Bruxaria em tradução livre) e tem seu próprio clã na beira de New Forest, em Hampshire. Dados os conflitos de interesse entre ambos, possivelmente, esta foi razão por trás da decisão de Plunkett em fazer sua primeira aparição diante dela.


Confira o vídeo abaixo, que mostra a cabeça de Santo Oliver Plunkett aparecendo brevemente através da janela da porta da prisão:

Nenhum comentário: