Curta “Nos Trilhos do Trem Fantasma” traz lenda de Mato Grosso do Sul

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Curta “Nos Trilhos do Trem Fantasma” traz lenda de Mato Grosso do Sul


No ano de 1977, trabalhadores da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, ligada à Rede Ferroviária Federal, viram por várias ocasiões surgirem luzes nos trilhos, na região entre Estação Agente Inocêncio e o Posto 50, próximo a Porto Esperança, no Mato Grosso do Sul. Mas o trem nunca chegou, deixando assombrado quem presenciou a repentina claridade do outro lado da linha.

Na época, Sebastião de Souza Brandão, morador de Ladário (MS), não acreditou na história até ver com os próprios olhos, quando trabalhou no trecho como supervisor de via permanente. Trinta e sete anos depois, o ferroviário aposentado, aos 70 anos de idade, decidiu contar o que viu em um documentário de curta-metragem, por meio da quinta edição do projeto Revelando os Brasis.

Sebastião e mais 19 moradores de cidades pequenas vindos de várias partes do Brasil participaram das Oficinas Audiovisuais realizadas pelo projeto, no Rio de Janeiro. Os autores estudaram com especialistas renomados da área do cinema noções básicas sobre roteiro, produção, direção, fotografia, direção de arte, som, dentre outras disciplinas. Eles receberam dicas sobre como transformar as histórias que contaram em documentários ou ficções de curta-metragem.

O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades com até 20 mil habitantes a possibilidade de contar suas próprias histórias através do cinema. Trata-se de um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do país e revela novos olhares sobre o Brasil. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet.


A história 

Por quase quatro décadas, a história do misterioso trem ficou guardada nas lembranças dos ferroviários que atuaram naquele trecho da ferrovia que cortava a região Centro-Oeste. “Os antigos me contavam que à noite apareciam luzes de um trem, vindo no sentido entre a Estação Agente Inocêncio e o Posto 50, na direção do Pantanal. Era visto dos dois lados, mas nunca havia saído de lugar algum”, conta Sebastião, ferroviário aposentado há quatro anos.

Inicialmente, ele não acreditou na veracidade dos relatos. Mas, quando foi transferido para a região, teve a oportunidade de confirmar o caso. “Vi as mesmas luzes e também vi fogo queimando na linha férrea. Por várias vezes, como responsável pela turma, reuni a brigada para apagar as chamas, porém, nunca foi constatado a queima de qualquer coisa no local”, relata o diretor. Segundo ele, os homens da brigada chegavam a andar por dois quilômetros na direção do fogo, mas o local permanecia intacto.

Em 2013, a filha de outro ferroviário, colega de trabalho de Sebastião, e ligada à Fundação Municipal de Cultura de Ladário, o incentivou a inscrever a história na quinta edição do Revelando os Brasis. O diretor sonha em exibir o curta-metragem na rua em frente ao local que abrigou o antigo cinema de Ladário, fechado há 35 anos. “Espero que o filme fique muito bom. Muitas pessoas costumam não valorizar as tradições da região. Com o filme, vamos mostrar Ladário e Corumbá”, almeja.

Em Mato Grosso do Sul, a produção e as filmagens duraram seis dias, concentradas nos trilhos localizados na região de fronteira entre Corumbá e a cidade boliviana de Puerto Quijarro. As locações incluíram ainda uma antiga casa de trabalhadores férreos.

“Me emocionei ao rever colegas daquela época que gravaram depoimentos para o filme, que ainda vai contar com a atuação de filhos de ferroviários para nos representar quando jovens” - conta, entusiasmado, o pantaneiro. Por fim, a trilha sonora ficou a cargo de 15 cururueiros e suas violas, num ritmo bem peculiar à região.

Conforme a organização, os filmes estão em fase de edição e finalização, para serem exibidos a partir de setembro em circuito itinerante que passará pelas cidades dos participantes e capitais dos respectivos estados. Também serão produzidos DVDs para instituições educativas. Os filmes ficarão disponíveis no site www.revelandoosbrasis.com.br e transmitidos em rede nacional, por meio de parceria com o canal Futura e do patrocínio do Petrobras Cultural.



Confira o depoimento do diretor, gravado durante as Oficinas Audiovisuais, no Rio de Janeiro:

Nenhum comentário: