O Recife Assombrado- HQ de terror

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Recife Assombrado- HQ de terror


O site O Recife Assombrado, que desde 2000 acumula acervo de narrativas de horror e já publicou três livros, lançou o álbum "Histórias em Quadrinhos d'O Recife Assombrado". 

O livro tem oito narrativas originais ( A maldição circular; O tesouro da Judia; Presente macabro; Como matar um fantasma; O homem que ria; Adeus Carminha; A vindita; e Olhos vermelhos.) e juntas somam 132 páginas num acabamento fino, impresso em papel couché, com algumas páginas coloridas. Entre as histórias, atuando como interlúdios, há trechos de poesias que flertam com o bizarro, de autores pernambucanos como Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e Joaquim Cardozo.

De acordo com Beltrão, a ideia calhou como o projeto ideal para popularizar o horror pernambucano. "A gente percebeu que havia a possibilidade de fazer HQ porque existe uma ligação natural de quadrinhos com horror", conta, acrescentando que tratar o gênero com essa denominação é uma opção para desvincular do terrorismo.

Os roteiros trabalham com cenários do Recife, que é mostrado como um lugar horrível, assombrado. Aparecem nas histórias, por exemplo, locais como a Rua da Aurora, o Cemitério e Santo Amaro e o Porto do Recife. "As assombrações do Brasil, e de Pernambuco em particular, têm grande diversidade e podem muito bem servir de inspiração para a ficção de gênero fantástico", diz Beltrão.

As histórias trazem desenhos de estilos diferentes. São trabalhos dos artistas Arnaldo Luiz, Luciano Félix, Milson Marins, Rafael Portela e Téo Pinheiro. Os roteiros são de Leonardo Santana e André Balaio. A edição foi feita por Balaio e Beltrão.

Segundo Beltrão, os quadrinistas, que estavam mais acostumados com trabalhos de super heróis, foram familiarizados com o gênero através de um seminário. "O projeto é uma novidade, não tem isso aqui, é ousado. Estamos desbravando o terreno e queremos fomentar isso".

Atualmente, o site "O Recife Assombrado" se dedica a incentivar a discussão e a produção cultural em torno de várias formas de expressão: literatura, quadrinhos, cinema e internet. A proposta central do projeto é usar a ficção para preservar e divulgar o imaginário popular pernambucano, especialmente as tradicionais lendas e histórias assombradas.

O preço sugerido do livro é de 25,00 reais.

Em "O Tesouro da Judia" homens resolvem buscar um tesouro (prataria) que estaria perdido junto as margens do velho Açude do Prata (que tem esse nome por causa dessa fortuna perdida), mas algo os surpreende.

Nenhum comentário: