Dica de filme: Donnie Darko

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dica de filme: Donnie Darko


Sinopse

Em uma cidade dividida entre liberais e conservadores Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie sofre de sonambulismo e conversa com um coelho monstruoso de 2 metros de altura que o incentiva a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com todos em sua volta. Até que um dia o coelho lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês, em plena noite de Halloween. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o, é quando Donnie inicia uma contagem regressiva para o fim do mundo. Esse é um filme que pode ser interpretado de diferentes formas!


Ficha Técnica

Título Donnie Darko (Original)
Ano de produção: 2001
Escrito e dirigido por Richard Kelly 
Estreia : 24 de Setembro de 2003 ( Brasil ) 
Gênero: Suspense 
Países de Origem: Estados Unidos
Elenco: Jake Gyllenhaal, Holmes Osborne, Maggie Gyllenhaal, Drew Barrymore, Noah Wyle, Patrick Swayze, Jena Malone, Mary McDonnell, Ashley Tisdale, Daveigh Chase, James Duval, Arthur Taxier, Mark Hoffman, David St. James, Jazzie Mahannah, Jolene Purdy, Stuart Stone, Gary Lundy, Alex Greenwald, Seth Rogen.
Duração: 113 minutos
Classificação 14 - Não recomendado para menores de 14 anos


Curiosidades

- Fracasso de público nos EUA, foi lançado diretamente em vídeo no Brasil.

- Recebeu 3 indicações no Independent Spirit Awards: Melhor Ator (Jake Gyllenhaal), Melhor Filme e Melhor Roteiro.

- Foi indicado ao grande prêmio do Júri no Festival de Sundance.

- Ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema da Austrália (FCCA).

- Na cena de abertura do filme é possível ver a mãe do protagonista lendo um livro de Stephen King, autor que foi referência  para o aspecto sombrio e misterioso do filme.

- O filme fracassou em bilheteria em sua época, hoje virou um fenômeno Cult e tornou-se um dos filmes mais pesquisados, comentados e assistidos da internet.

- Na cena do cinema é possível ver referências a clássicos do cinema como Evil Dead- A Morte do Demônio e A Última Tentação de Cristo.


Trailer




Bônus


Nenhum comentário: