Agosto, O mês do Desgosto!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agosto, O mês do Desgosto!


"Agosto, mês de desgosto!" diz o dito popular. Mais uma das superstições que tem sua raiz na Antiguidade. 

O oitavo mês do ano foi batizado com esse nome agosto em homenagem ao Imperador romano Augusto (ou Augustus), já que o mês anterior (julho) foi um presente ao seu antecessor Julio César. Os romanos escolheram o mês 8 porque foi nesse mês que aconteceram os fatos mais importantes da vida do imperador. Só pra citar um exemplo, foi em agosto que o Augusto conquistou o Egito.

Mas os próprios romanos criaram uma lenda em torno do mês, eles diziam que havia um dragão que cuspia fogo e que esse bicho passeava pelo céu durante todo o mês de agosto. Na verdade, esse maldito dragão era a constelação de Leão nos céus do hemisfério norte.

Coincidências à parte, Augustus foi um dos mais sanguinários imperadores de toda a história.

O curioso é ver que em todo o mundo há uma certo "pé atrás" em relação a esse mês:

Em Portugal, as mulheres não se casavam jamais nesse mês. A explicação era que agosto era o mês em que todos os homens saiam para navegar nessa época. As mulheres que se casassem em agosto não teriam lua-de-mel ou ficavam viúvas, já que era comum muitos marinheiros morrer em auto-mar!

Ao que tudo indica, os portugueses trouxeram esse costume para o Brasil em ocasião da descoberta.

A Alemanha parece ser um dos poucos lugares do mundo onde o mês das noivas é agosto. As moçoilas de lá preferem se casar, de preferência, numa sexta-feira.

Os argentinos preferem não lavar a cabeça em agosto. Fazer isso, acreditam, chama a morte pra dentro de casa!

É considerado o mês do cachorro louco, por ser o mês com o maior número de casos de Raiva, doença transmitida por cachorros e alguns tipo de morcegos, que na maioria das vezes leva a morte. O mês também tem esse fato devido ao fato da maioria das cadelas entrarem no cio nessa época.

E no mês de Agosto era o mês que começava as tradicionais Noites do Terror do Playcenter...


Algumas datas comemorativas do mês:

22 de agosto é comemorado o dia do Folclore;

24 de agosto é o Dia das Sogras;

24 de agosto é o Dia do Diabo (Dia em que o Diabo anda solto pela Terra de acordo com a crença popular);

24 de agosto é o Dia de Todos os Exus (Orixás mensageiros no Candomblé associado a espíritos malignos por alguns e a demônios por católicos e evangélicos);



O certo é que, ao longo da história, grandes tragédias e fatos ruins aconteceram, por acaso ou não, no oitavo mês do ano. Para evitar os maus fluidos, muitos se protegem com amuletos e as tradicionais superstições.

Os fatos confirmam a má reputação do mês. Em agosto de 1914, começou a 1ª Guerra Mundial; em 1932 Hitler assumiu o governo da Alemanha; em 1939 teve início a 2ª Guerra Mundial e, em 1945, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram devastadas pela bomba atômica, estão entre os registros trágicos da história acontecidos em agosto.

No Brasil, o cenário político foi abalado com o suicídio de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros e a morte de Juscelino Kubitschek. Como resultado de uma crise política que assolou o país, suicidou-se, no dia 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro, o então presidente Getúlio Vargas. O presidente Jânio Quadros renunciou à presidência da República no dia 25 de agosto de 1961,provocando uma crise política que culminou com o golpe militar de 1964. Vítima de desastre automobilístico, o presidente Juscelino Kubitschek, então candidato preferido do povo à reeleição, faleceu no dia 22 de agosto de 1976, o que levou a política brasileira a caminhos agitados e incertos.

Algumas superstições integram o cotidiano das pessoas. Quem é que nunca entrou em casa ou em algum lugar com o pé direito ou não bateu na madeira para isolar algo ruim? Superstição é uma crendice popular que não tem explicação científica. Originárias da imaginação das pessoas costumam passar de geração para geração. Onde se originaram e por que as pessoas são tão influenciadas por elas? Resultam normalmente do vestígio de cultos desaparecidos ou da deturpação ou acomodação psicológica de elementos religiosos, condicionados ao tempo e à mentalidade popular.

Em todo o mundo, variam conforme a época, local, cultura e hábito de vida. São gestos ou atos instintivos, sempre de caráter defensivo, na tentativa de evitar um mal maior. Entre as mais comuns: medo de gato preto, não deixar um calçado com o solado virado para cima, não passar debaixo de escada, não vestir roupa pelo avesso, não subir degraus começando com o pé esquerdo. Em muitos casos, interferem na vida dos mais influenciáveis. É o caso dos que deixam de fazer determinadas coisas numa sexta-feira 13. Mesmo sem base científica que prove que esse dia atraia má sorte, muitos creem nisso como se fosse uma verdade absoluta. Nos Estados Unidos há vários edifícios que não têm o 13º andar, passam do 12º para o 14º.

Nenhum comentário: