Esferas metálicas são encontradas em templo no México

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Esferas metálicas são encontradas em templo no México

O Templo da Serpente Emplumada, às vezes chamado de pirâmide de Quetzalcoatl, tem sido o local de algumas descobertas arqueológicas surpreendentes nos últimos anos.

Arqueólogos que estudam o sítio arqueológico mexicano de Teotihuacán descobriram uma grande quantidade de esferas metálicas em uma câmara subterrânea localizada abaixo do Templo de Kukulcán (ou "Serpente Emplumada" na língua maia). A descoberta, anunciada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) do México no final de abril, faz parte de um trabalho de investigação das estruturas internas da pirâmide, possibilitado através do uso de um robô.

As esferas encontradas possuem de 4 a 12 centímetros e são a partir de um núcleo de argila envolto em pirita, um mineral que, ao longo do tempo, oxidou e se transformou em jarosita. As pequenas orbes, que estavam em uma das câmaras recentemente descobertas do Tempo de Kukulcán, foram descritas pela equipe arqueológica como um achado inédito. Elas provavelmente eram usadas como uma espécie de oferenda, mas caberá à investigação arqueológica descobrir o significado envolto nestes artefatos.

Esperava-se que o túnel terminaria numa câmara funerária, mas o robô Tlaloc encontrou três câmaras. Os arqueólogos esperam que futuras explorações, por robôs ou seres humanos, possam revelar as câmaras de sepultamento de alguns dos líderes de Teotihuacan. O Templo da Serpente Emplumada, às vezes chamado de pirâmide de Quetzalcoatl, tem sido o local de algumas descobertas arqueológicas surpreendentes nos últimos anos.


Profundamente dentro do núcleo do templo, uma vala de enterro em massa contendo os restos mortais de cerca de 200 guerreiros e suas armas foram descobertos no final de 1980. A maioria deles tinha as mãos amarradas atrás das costas, sugerindo que foram sacrificados. E em 2003, após um período de fortes chuvas, um buraco pequeno foi aberto perto da base da pirâmide. Aquele pequeno buraco acabou por ser uma das extremidades da rede de túneis que agora está a ser explorado.

Embora o local de Teotihuacan tenha sido investigado ao longo das décadas, pouco se sabe sobre as pessoas que habitavam o local, que tinha sido abandonada por séculos em que a civilização asteca da região subiu ao poder. Os astecas chamavam ao local "o lugar onde os homens se tornam deuses". Entre os sítios arqueológicos mais visitados em qualquer lugar, Teotihuacan é reconhecido pela excelência dos seus prédios, dos seus murais coloridos e do planeamento meticuloso do seu núcleo urbano, incluindo a via principal, a Avenida dos Mortos.

Não há evidência de qualquer governante ou monarca alguma vez ter sido encontrado, embora alguns especialistas acreditem que assim que forem exploradas, as câmaras funerárias dentro do Templo da Serpente Emplumada, podem mudar isso.

As esferas dispostas no chão de uma câmara subterrânea de Teotihuacán

Nenhum comentário: