Dica de filme: À Prova de Morte

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dica de filme: À Prova de Morte


Aproveitando que o Oscar é domingo agora e que Tarantino está concorrendo ao Oscar de melhor filme por DJANGO LIVRE, selecionamos 'Death Proof- À Prova de Morte', do que se trata? De mais uma brincadeira de Tarantino, é claro.


Sinopse

Ao cair da noite, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os frequentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.



Ficha Técnica

Título Original: Death Proof 
País de origem: EUA
Ano: 2007 
Duração: 114 minutos
Gênero: Ação/Terror
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Kurt Russell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Jordan Ladd, Rose McGowan, Sydney Tamiia Poitier, Tracie Thoms, Mary Elizabeth Winstead, Zoe Bell
Censura: 16 anos



Curiosidades

O retorno de McCraw

James Parks, que interpreta Edgar McCraw tanto em Planeta Terror quanto em À Prova de Morte, fez o mesmo personagem em Um Drink no Inferno 2 - Texas Sangrento (1999) e Kill Bill - Volume 1 (2003).

Policiais de Kill Bill

Os policiais que vão para o hospital após Stuntman Mike bater seu carro pela 1ª vez são os mesmos que relatam a cena do massacre no casamento em Kill Bill - Volume 1 (2003).

Chega de Dublês

Zoe Bell fez todas as cenas de sua personagem, sem requisitar o uso de dublês. Esta é a 2ª vez que ela trabalha com Quentin Tarantino, já que fora a dublê de Uma Thurman em Kill Bill - Volume 1 e Kill Bill - Volume 2.

Músicas tarantinescas

A jukebox presente no filme pertence ao próprio Quentin Tarantino, que também escolheu sua seleção de músicas.

Homenagem

Quentin Tarantino deu o nome de Jungle Jungle Lucai como homenagem à sua assistente pessoal, Victoria Lucai.

Filmes de Tarantino

A cena em que as garotas tomam café da manhã é uma recriação da mesma cena em Cães de Aluguel (1992).

Kill Bill

Em determinada cena, a personagem de Mary Elizabeth Winstead diz "Vipers". Trata-se de uma referência ao Deadly Viper Assassination Squad, presente nos filmes Kill Bill - Volume 1 e Kill Bill - Volume 2.


Referência 

Na cena do hospital Texas Ranger McGraw chama Stuntman Mike de Frankenstein. Trata-se de uma referência a Corrida da Morte - Ano 2000, em que o personagem de David Carradine chamava-se Frankenstein.


Série de TV

Um dos programas de TV que o personagem Stuntman Mike diz ter trabalhado é "The Virginian" (1962). Kurt Russell, intérprete do personagem, atuou em 2 episódios desta série.


Carro de Bullit

A placa do carro de Stuntman Mike é JJZ-109. Trata-se do mesmo número da placa do carro de Steven McQueen em Bullitt (1968).


Acidente de trânsito

Quando o carro bate no anúncio de um cinema, os filmes que lá estavam em cartaz eram Todo Mundo em Pânico 4 (2006) e Wolf Creek - Viagem ao Inferno (2005).


Dobradinha de terror

Lançado nos Estados Unidos acoplado a Planeta Terror (2007), como o longa-metragem Grindhouse. Trata-se de uma homenagem dos diretores Quentin Tarantino e Robert Rodriguez aos filmes de terror que assistiam nas matinês na infância.


Trailers falsos

No projeto Grindhouse havia uma série de trailers falsos, exibidos entre Planeta Terror e À Prova de Morte. Um deles era o de Machete, que virou longa metragem em 2010.


Lançamento adiado

Inicialmente seria lançado no Brasil pela Europa Filmes. O grande atraso fez com que a distribuidora perdesse os direitos de exibição no país, que foram comprados pela PlayArte. À Prova de Morte enfim estreou nos cinemas brasileiros em 16 de julho de 2010, três anos após seu lançamento nos Estados Unidos.


Trailer

Um comentário:

motogil disse...

Esse é um "meio" filmaço. Digo isso porque a ideia é ótima, mas parece que faltou muita coisa para dar consistência à história. Mesmo assim vale assistir e deixar o que faltou para nossa própria imaginação.