Dica de filme: ParaNorman

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Dica de filme: ParaNorman


Sinopse:

Norman Babcock (Kodi Smit-McPhee) é um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Entretanto, o único que acredita em suas habilidades é Neil, um amigo excêntrico. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade.


Ficha Técnica:


Título: ParaNorman
Título Original: ParaNorman
Gênero: Animação
Ano lançamento: 2012
Diretor: Chris Butler e Sam Fell
Roteirista: Chris Butler
Produzido por: Matthew Fried, Travis Knight e Arianne Sutner
Estréia no Brasil: 07/09/2012 00:00:00
Classificação: Livre
Duração: 93 minutos
País: Estados Unidos
Distribuidora: Universal Pictures


Crítica:

Paixão pela sétima arte e pelos zumbis

Uma das ondas que ainda não pegou o cinema, de vez, é a dos zumbis – que parecem retornar com força em séries de TV e na literatura. ParaNorman sai na frente apresentando um divertido filme que agrada os fans de filme de terror com referências a filmes clássicos do universo do terror como Sexta Feira 13, Halloween-A Noite do Terror, Poltergeist-O Fenômeno, O Exorcista entre outros. Essa produção em Stop-Motion não tem medo de buscar elementos assustadores fundindo o nível de produções de terror com a divertida comédia familiar. 

Ainda melhor é ver que a apropriação não se limita à temática e à estética, adotando também da ideologia que sempre acompanhou os filmes de zumbi. George Romero, John Carpenter e outros diretores de terror fizeram críticas ácidas à sociedade de consumo americana, e ParaNorman consegue atualizar a maior parte destes temas em uma produção infantil, porém o foco de ParaNorman acaba sendo a tolerância. A trama defende seus zumbis como quem defende todos os grupos sociais minoritários, sejam eles garotos que enxergam fantasmas, como Norman, gordinhos pouco inteligentes, como Neil, ou gays, como indica a conclusão. É muito raro encontrar um filme que lida com a morte de maneira tão entusiasmante quanto "ParaNorman" que acaba sendo um filme repleto de crítica social e divertido para toda a família.

Fazia tempo que não assistia uma animação que não subestimasse a inteligência das crianças,isso fica evidente no desfecho do filme ao som de 'Little Ghost' do White Stripes, algo extremamente incomum a um encerramento de filme infantil. Sem dúvidas o melhor filme de animação do ano.

Cotação: ****(Ótimo)




Trailer:

Nenhum comentário: