Dica de filme: Sombras da Noite

terça-feira, 26 de junho de 2012

Dica de filme: Sombras da Noite



Sinopse
No ano de 1752, Joshua, Naomi Collins e seu filho Barnabas, foram embora de Liverpool, Inglaterra, para começar uma nova vida na América. Mas mesmo um oceano não foi suficiente para escapar da misteriosa maldição que atormenta sua família. Duas décadas se passaram e Barnabas (Johnny Depp) tem o mundo aos seus pés, ou pelo menos a cidade de Collinsport, Maine. Capitão do Collinwood Manor, Barnabas é rico, poderoso e um playboy inveterado ... até que ele comete o erro grave de quebrar o coração de Angelique (Eva Green), uma bruxa, em todos os sentidos da palavra, Angelique condena-o a um destino pior que a morte, transformando-o em um vampiro e enterrando-o vivo. Dois séculos mais tarde, Barnabas é libertado de seu túmulo, e surge nos dias modernos.



Ficha Técnica
Elenco: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, Eva Green, Jackie Earle Haley, Jonny Lee Miller, Chloë Moretz, Gulliver McGrath, Christopher Lee, Alice Cooper.
Direção: Tim Burton
Gênero: Comédia, Terror e Romance
Duração: 113 min.
Distribuidora: Warner Bros.
Orçamento: US$ 120 milhões
Estreia: 22 de Junho de 2012


Crítica

Estava lendo algumas críticas sobre 'Sombras da Noite" e alguns críticos dizem que o filme erra por não se definir em um gênero específico, ficando entre a comédia, o romance e o terror. Agora pergunto para esses críticos qual o filme de Tim Burton que se se limita apenas em um gênero?

 "Big Fish" é romance, fantasia, comédia, aventura ou drama?
 "Edward- Mãos de Tesoura" é romance, drama, fantasia, comédia ou terror?
"A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" é terror, suspense, drama, aventura ou romance?

Será que esses críticos também acham que os premiados filmes acima erram por não se definirem em um gênero?

"Sombras da Noite" é uma adaptação para os cinemas da antiga série de tv "Dark Shadows"(1966-1971), que ficou famosa por suas atuações melodramáticas, pelos cenários multicoloridos e tramas inesperadas, sem contar que a trama foi uma das precursoras do estilo kitsch nas séries de televisão. O filme foca muito em apresentar uma trilha sonora de época de muito bom gosto, que consegue empolgar desde os jovens até os adultos e idosos nostálgicos. O que dizer da participação especial do roqueiro Alice Cooper no filme? FANTÁSTICA!

Tem tanta coisa para falar..figurino impecável, direção de arte fantástica, efeitos especiais tradicionais, etc.. Porém esses detalhes era óbvio que seriam perfeitos e levados a sério em um filme de Tim Burton, o que todos devem estar querendo saber é da atuação de Johnny Depp como o vampiro Barnabás...e eu digo: normal, é fantástica porém ao mesmo tempo soa algo natural e extremamente comum, não menos incrível do que os outros personagens da trama.

É incrível como os atores se soltam em seus papéis e soam realistas. Esse é o padrão Tim Burton de filmar, deixar que o ator seja o seu próprio diretor e molde o personagem da maneira que achar melhor, é incrível e surreal ver que os atores estão tão dentro de seus personagens que mesmo quando andam de forma cartunesca indo de um lado para o outro e depois voltando para o ponto que estavam (como se fosse uma peça de teatro) está presente em várias partes do filme e por incrível que pareça sem deixar os personagens artificiais.

A obra não é um filme de terror sobre vampiros, lobisomens, fantasmas e outros monstros, e muito menos uma comédia romântica dessas que aparecem quase todo final de semana nos cinemas. O gênero que melhor define esse filme é o gênero Tim Burton, os monstros nada mais são do que metáforas para definir cada personagem da família, como diz o cartaz do filme: "Toda Família tem seus Demônios" e a comédia nesse filme nada mais é do que um conflito entre passado e presente, um conflito de gerações. Essa obra prima tem uma despretensão nunca antes vista nas obras de Burton e o mais incrível é ver que essa fantasia, esse grande teatro de seres sobrenaturais está presente em nosso cotidiano. O único erro do filme é ter apenas 113 minutos de duração, impossível se aprofundar em tantos personagens fantásticos e curiosos.

Os gêneros cinematográficos estão tão inseridos na obra que fazem parte da mesma, em "Sombras da Noite" é o filme que molda o gênero e não o gênero que molda o filme, difícil entender para quem já se acostumou com os Crepúsculos e Transformers da vida.

Cotação: **** (Ótimo)



Trailer

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com a critica, Pablo atacou o filme e se quer citou seu maior defeito, que ao meu ver, foi a revelação do lobisomem ao final que foi desnecessária ao roteiro, além da ajuda da mae afogada do garoto que manteve-se fora da tela até uma única aparição que não justifica a injúria sofrida pela vilã do filme. Tirando esses tropeços ao final gostei do filme e posso dizer que há tempos Tim Burton não fazia um bom humor negro de qualidade. Lembrei de Beatlejuice em vários momentos.

Mariana Aires disse...

Oi. Gostei da sua crítica, apesar de que minha opinião seja sempre carregada de admiração quando se trata de Tim Burton e Depp. Geralmente, leio as críticas do Pablo, bom saber, que existem outras que estão surgindo num nível bem mais sincero.