Nova tecnologia de som Dolby trará realismo aos filmes de terror

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nova tecnologia de som Dolby trará realismo aos filmes de terror

Tecnologia Atmos promete capacidade de simular áudio em todas as direções através de 128 canais


Não contentes com os atuais padrões de áudio, os técnicos da Dolby Laboratories resolveram criar uma tecnologia muito melhor. Seu nome é Atmos, e ela faz uso de 128 canais de som ambiente (o melhor home-theather do mercado tem apenas oito) para reproduzir uma sensação sonora de áudio vindo de todos os lugares, ao mesmo tempo. A novidade foi revelada na CinemaCon, evento que reúne empresas que desenvolvem tecnologia para o ramo cinematográfico. Algumas novas possibilidades desta tecnologia prometem tornar a experiência de assistir filmes ainda mais interessante. Por exemplo: o som de um trovão poderá vir exclusivamente da parte superior da sala de cinema, aprimorando a sensação de espaço e imersão no filme. Já os barulhos de passos serão percebidos como se o som estivesse sendo produzido na própria sala de cinema. Imagine como seria assistir um filme de terror dessa maneira?


Entenda como o Atmos funciona


A capacidade de reproduzir som em tantos canais do Atmos será inaugurada nas salas de cinema, e a custos relativamente baixos. Além disso, a Dolby também garante que mesmo salas antigas poderão receber o novo padrão, bastando, para isso, a instalação de novos alto-falantes e alguns outros acertos no espaço.

A tecnologia investe em duas mudanças (comparado ao padrão atual). Primeiro, na estrutura física: novos altofalantes são espalhados pelo espaço da sala de cinema, tanto no meio, como em cima e na parte posterior da sala. Na outra frente, algoritmos melhorados renderizarão o som com mais cuidado e precisão, deixando ele mais próximo do áudio natural e cobrindo frequências graves e agudas com a mesma qualidade.

Para fazer uso da tecnologia, os novos filmes terão de ser produzidos e trabalhados nos 128 canais. Nada impedirá que as salas com Atmos rodem filmes em 5.1 e 7.1 canais, claro, e os filmes criados com o Atmos também rodarão tranquilamente em salas como as de hoje, com "modestos" 5.1 ou 7.1 canais.

No futuro, a Dolby garante que está tecnologia também estará presente nos home-theaters.


Nenhum comentário: