Monstros Marinhos

quinta-feira, 22 de março de 2012

Monstros Marinhos


Hoje dia 22 de março é comemorado o "Dia Internacional da Água" e por isso hoje resolvemos trazer uma postagem com os principais monstros marinhos, desde relatos de navegadores do século 19 até monstros famosos do cinema, confira:


Nessie


Foto do Monstro do Lago Ness era fraude

O famoso monstro do lago Ness da Escócia. A primeira “aparição” de Nessie foi reportada em 1933, depois foi uma febre de moradores e turistas dizendo ter visto algo nas águas geladas do lago. Aqueles que acreditam descrevem o animal como um gigante réptil marinho do tempo dos dinossauros. Apesar das investigações, ainda não foram encontradas evidências inquestionáveis. O Monstro do Lago Ness atrai turistas do mundo todo para a Escócia.


A Sereia Feejee


Ela não era uma sereia comum, aquele belo ser, metade mulher, metade peixe. Era apresentada pelo apresentador de shows, P.T. Barnum, nos anos 1840. O ser era metade macaco e metade peixe. Tratava-se de uma fabricação, claro, eram dois animais costurados um ao outro. Mas a ideia atraía muitos curiosos.

 

Kraken
 

Um livro de 1752, chamado “A história natural da Noruega” descreve um monstro chamado Kraken (lembram-se do filme Piratas das Caribe?), que tinha o tamanho de uma pequena ilha e era redondo e cheio de tentáculos. Ele estaria sob comando dos deuses do mar. Hoje em dia, registos destes monstros são raros e os cientistas acreditam que, na verdade, as aparições deveriam ser de lulas ou polvos gigantes.


Ogopogo


O Canadá também tem seu Nessie, o Ogopogo, que vive no lago Okanagan. Sua origem é ligada aos nativos do país, mas não há provas. Centenas de anos atrás os nativos acreditavam que um espírito da água vivia naquele local e sacrifícios eram necessários para acalmar sua ira. O Ogopogo recebeu este nome de uma dança local. Apesar de não existirem evidências, as pessoas reportam atividades estranhas no lago como ondas misteriosas até hoje.

 

O Monstro da Lagoa Negra

O Monstro da Lagoa Negra é um monstro clássico do cinema

O Monstro da Lagoa Negra (Black Lagoon, 1954)

Sinopse:

Na Amazônia Brasileira Carl Maia (Antonio Moreno), um pesquisador, fotografa o que parece ser a nadadeira de um anfíbio que talvez estivesse extinto. Mas o que ninguém nota é a presença discreta de uma criatura com o mesmo tipo de nadadeira, que está bem viva e próxima a eles. Carl viaja para mostrar sua descoberta e obter apoio financeiro. Ao retornar com outros pesquisadores, vê horrorizado que foram mortos dois funcionários deles, Thomas (Perry Lopez) e Louis (Rodd Redwing), que ficaram no acampamento. Achando que podem ter mais sorte em outro local, eles rumam para a Lagoa Negra. Lá acham uma misteriosa criatura anfíbia, que pode ser o elo perdido entre duas espécies (uma aquática, outra terrestre). A criatura se mostra muito hostil, atacando sempre que possível os membros da expedição




Sereia Iara




Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.

A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Origem da personagem

Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

Curiosidade:

- A palavra Iara é de origem indígena. Yara significa “aquela que mora na água”.


Serpentes Marinhas



O capitão John Ridgway narrou em 1966 um fenômeno inexplicável para os olhos da ciência, é claro desde que isto não seja fruto da imaginação humana. Conta o capitão que fora acordado por um som sibilante em uma noite no Atlântico Norte. Narra: "olhei para a água e vi repentinamente a forma contorcida de um grande animal, delineada pela fosforecência do mar, como se dele pendesse um colar de luzes de néon. Era de enormes dimensões, cerca de 10 metros ou mais de comprimento, e dirigia-se rapidamente em minha direção. Oberservei-o por cerca de 10 segundos, quando desapereceu precisamente sob mim..." Isso aconteceu quando o capitão e seu companheiro Charles Blyth tentavam atravessar o Atlântico em um barco a remo de seis metros.

Seria uma serpente marinha?

Um missionário norueguês conta que viu um animal destes durante uma viagem à Groelândia, por volta de 1730. Conta que o temível animal elevou-se acima das águas, chegando a ultrapassar o mastro do navio; seu focinho era comprido e seu corpo, em forma de serpente, possuia barbatanas largas e escamas, que lhe revestiam todo o corpo. Ao se projetar para as profundezas, seu corpo lançou-se em uma curva deixando -lhe ver todo resto, confirma o missionário que a serpente era do tamanho do navio.


_______________________________________________________________________________


É possível que muitas das histórias contadas a respeitos de monstros e serpentes marinhas possam beirar a fantasia, no entanto a maior parte das profundezas do oceano é desconhecida pela ciência, o que impede a existência de seres marinhos com características pré-históricas e uma adaptação de vida nas profundezas dos oceanos, que nós seres terrestres desconhecemos?

Nenhum comentário: