Lenda - La Lrona (A Chorona)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lenda - La Lrona (A Chorona)

La Lrona é a mais famosa lenda mexicana




Afirma-se que ao soar a meia-noite, se ouve, no centro da Cidade do México, um grito arrepiante que ecoa há mais de 4 séculos. A lúgubre voz pertence a uma mulher que se lamenta: "Oh meus filhos, meus pobres, desgraçados filhos!". É La Llorona(A Chorona), que com a roupa rasgada e manchada de sangue assombra a noite, chorando tragicamente a sua dor.
Segundo uma lenda mexicana datada de 1550, a voz pertence a D.Luísa de Olveros, uma hispano-índia de grande beleza que se tornou amante de um nobre, D.Nuño de Montesclaros, a quem amava profundamente e de quem teve 2 filhos; rezando pela chegada do dia em que se tornaria sua mulher.
Inexplicavelmente, porém, a assiduidade e a paixão de D.Nuño começaram a abrandar de modo inquietante. Solitária e angustiada, Luísa decidiu finalmente uma noite, reunir toda a sua coragem e dirigir-se á opulenta mansão da poderosa e influente família Montesclaros, na esperança de ver o seu amante e lhe pedir que voltasse.
Aí deparou-se-lhe uma festa sumptuosa, com que D.Nuño celebrava o seu casamento que se realizara esse mesmo dia, com uma espanhola de estirpe nobre. Luísa correu para ele, desfeita em lágrimas e presa da maior angústia, mas o nobre espanhol afastou-a, afirmando friamente que devido ao sangue índio que lhe corria nas veias,ela nunca se poderia ter tornado sua mulher.
Semilouca e possúida do mais profundo desespero, a jovem correu desvairadamente para casa, direita aos filhos, que assassinou com um pequeno punhal que lhe fora oferecido pelo amante.
Depois saíu de casa, coberta de sangue, e precipitou-se pelas ruas ao gritos, até que foi presa e encarcerada numa cela. O corpo de D.Lúisa de Olveros, enforcada em público na Cidade do México, foi deixada balouçar como humilhação final durante 6 horas. Desde então,os gritos do seu fantasma tem ecoado pela Cidade do México, e assim continuarão, segundo diz a lenda, por toda a eternidade.


O Halloween Horror Nights do Universal Studios Hollywood criou uma Casa Assombrada inspirada na lenda mexicana chamada "Vila de Almas Perdidas", um decadente vilarejo mexicano assombrado pela Lrona em pessoa, ou melhor, em espírito.

E cuidado, aqueles que ouvem o lamento de "La Llorona" estão marcados para a morte! (Curiosidade: O famoso lamento de "Llorona" é um som produzido por uma ave típica daquela região)

Nenhum comentário: