Gárgulas- As criaturas da noite

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Gárgulas- As criaturas da noite

Gárgulas do Portal da Escuridão- Beto Carrero World


As gárgulas são aquelas figuras com aspecto monstruoso que ficam em cima das construções em grande parte de estilo gótico.
Essas figuras geralmente são representadas por criaturas monstruosas e feias que tem um quê de humano e outro quê de animalesco. As gárgulas tinham sim uma função nas construções e não era somente assustar aos desavisados, mas também ajudar a escoar as águas das chuvas, alguns historiadores dizem que as gárgulas eram as câmeras de segurança do passado pois muitas pessoas temiam as gárgulas.
Gárgulas do Castelo Dos Horrores- Playcenter
Gárgulas do parque "The  Wizarding World of Harry Potter"

As gárgulas são um truque que a arquitetura encontrou para criar saliências nas calhas e assim permitir que a água fosse escoada bem longe da parede. Pois, essa água se escoada na parede poderia causar infiltrações e prejudicar a construção.
A palavra gárgula tem sua origem no francês Gargouille que significa garganta ou gargalo. Muito apropriado haja visto que as gárgulas são um tipo de garganta por onde a água passa para não entrar em contato com as construção.
Existe uma antiga lenda sobre as gárgulas: os antigos acreditavam que essas criaturas monstruosas eram  guardiões das catedrais e que durante a noite elas ganhavam vida e estavam sempre prontas para defender as construções sob as quais ficavam.

Gárgula da catedral de Notre Dame em Paris

    

Nenhum comentário: